Parece que os famosos malware, que roubam as informações dos usuários, estão caindo em desuso, um novo tipo de golpe faz com que seu celular clique em propagandas. O Google eliminou seis aplicativos da Play Store que estavam sendo usados para essa prática. Os aplicativos pertencem a empresa Do Global, uma subsidiária do Baidu.

Basicamente, a empresa transformava o celular do usuário em um gerador de cliques. Todos eles clicaram em anúncios mesmo quando o aplicativo não estava em uso, com esse método, a empresa consegue que seus anúncios tenham milhões de cliques que gera uma receita bastante alta.

publicidade

O aplicativo mais popular dentre os que foram retirados é chamado de Selfie Camera e conta com mais de 50 milhões de downloads. Os outros possuem, em média, 10 milhões de downloads cada. Quatro deles era usados para “manutenção” do smartphone: Total Cleaner, Smart Cooler, RAM Master, Omni CLeaner, bem como o AIO Flashlight, um aplicativo de lanterna.

Segundo os pesquisadores da Check Point e da Method Media Intelligence, todos os aplicativos somavam mais de 90 milhões de downloads no Google Play, o que é um número bastante considerável.

publicidade

A boa notícia é que nenhum desses apps está mais disponível no Google Play. O Google os removeu de sua loja, porém, como é um método novo, nada impede que novos aplicativos com esse mesmo objetivo apareçam.


publicidade

Via: Xatakandroid