Desde 2018, o Google tem intensificado esforços para melhorar a segurança dos usuários que baixam aplicativos na Google Play, sua loja de apps. Agora, a empresa anuncia que seu Programa de Melhoria de Segurança de Aplicativos ajudou 300 mil desenvolvedores a corrigirem mais de um milhão de aplicativos para o Android ao longo dos cinco anos em que o serviço está em funcionamento.

O programa de segurança analisa cada aplicativo enviado para o Play Console — a plataforma de gerenciamento de apps da Google Play — em busca de vulnerabilidades. Caso sejam identificados problemas, o desenvolvedor é informado e recebe sugestões para corrigir o serviço e deixá-lo mais confiável antes de oferecê-lo na loja.

publicidade

Segundo a nota, publicada no blog do Google na quinta-feira, 28, só em 2018 a iniciativa permitiu que 30 mil desenvolvedores consertassem mais de 75 mil aplicativos. A empresa reforça também que, assim como no ano passado foi adicionada a possibilidade de identificação de outras seis vulnerabilidades de segurança, ela vai continuar a aprimorar o serviço em 2019.

Além dessa medida para aumentar a qualidade dos aplicativos da Google Play, a empresa apresenta uma espécie de antivírus para os usuários Android, o Play Protect. O sistema observa os apps instalados no celular, procura por comportamentos estranhos e analisa atualizações para descobrir possíveis vírus no dispositivo.

publicidade

Segundo a companhia, o sistema Android deve oferecer mais segurança contra o roubo de dados dos usuários. Para fazer isso, o Google pretende alterar a programação das perguntas de concessão de permissão de acesso (aquelas que aparecem quando os aplicativos são usados pela primeira vez): em vez de várias perguntas aparecerem em sequência, elas vão surgir somente quando o app for acessar um determinado dado.