Um novo golpe virtual tenta enganar vítimas ao usar uma senha real da pessoa para forçar a realização de um pagamento em dinheiro. O ataque é feito via e-mail: a vítima recebe uma mensagem dizendo que sabe qual é a senha da pessoa, escreve qual é, e pede um bitcoin para impedir o envio de vídeos comprometedores para contatos.

Segundo o TechCrunch, a senha é real, mas não necessariamente atual: os golpistas provavelmente buscam um password vazado na web, vinculam ao e-mail e iniciam o golpe com uma informação correta. O restante da mensagem, no entanto, cita coisas que não existem.

Os golpistas continuam o ataque dizendo que, caso o pagamento não seja feito, um vídeo comprometedor da pessoa será enviado a amigos e parentes: ele junta a tela do computador com um vídeo que a pessoa supostamente assistiu e o que ela estava fazendo enquanto assistia. O objetivo é assustar a vítima como se os hackers tivessem imagens da pessoa se masturbando, por exemplo.

Para se proteger desses golpes, uma das orientações é usar autenticação em dois fatores em serviços diversos na web, além de trocar a senha com frequência. Além disso, é bom cobrir a webcam do notebook para garantir que, caso alguém consiga acessá-la indevidamente, não poderá ver nada do que você está fazendo.