Se você usa o WhatsApp e tem interesse no álbum de figurinhas da Copa do Mundo, fique esperto. A Kaspersky identificou um golpe que circula pelo aplicativo e atrai suas vítimas prometendo dar a elas o álbum da Copa com 100 figuinhas grátis caso elas respondam a uma pesquisa e compartilhem a pesquisa com os amigos.

O golpe em geral chega pelo próprio aplicativo, por meio de um contato conhecido da pessoa. A mensagem traz o link para uma pesquisa que promete dar ao usuário o álbum e as figurinhas como brinde pelo preenchimento. Respondendo o questionário, a vítima pode acabar divulgando dados pessoa; esses dados podem ser usados pelos criminosos para inscrevê-la em serviços pagos sem que ela se dê conta. 

publicidade

Em seguinda, o golpe solicita que a vítima compartilhe a pesquisa com seus contatos do WhatsApp até encher uma barrinha, quando então o brinde seria liberado. É por esse meio que o golpe se espalha. O golpe também direciona o usuário a inúmeras propagandas, e são elas, segundo a Kaspersky, que geram receita para os criminosos. As imagens abaixo mostram o golpe:

Reprodução

publicidade

Reprodução

Oportunismo

publicidade

De acordo com Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, não é a primeira vez que essa tática é usada para atrair vítimas pelo WhatsApp. Golpes parecidos teriam ocorrido também em 2014, antes da Copa do Mundo no Brasil, de maneira ainda mais intensa. Desta vez, por conta da distância maior entre nós e o país da Copa (e da decorrente redução de interesse), os golpes chegaram mais em cima da hora.

Fora isso, ele também aponta para o fato de que esses golpes imitam promoções e ofertas que realmente existem. Segundo a Kaspersky, há empresas como bancos e cartões que de fato oferecem viagens para a Copa do Mundo ou outros prêmios parecidos para os seus clientes. Por esse motivo, o golpe acaba se tornando ainda mais realista, e fazendo mais vítimas. 

publicidade

Para evitar golpes desse tipo, o mais recomendável é evitar clicar em links suspeitos, especialmente se eles não vierem de uma fonte confiável (mas mesmo que eles venham de alguém conhecido). Ta,bém é importante não abrir anexos de e-mails de desconhecidos, especialmente com a extensão .exe. Ter uma solução de proteção instalada no dispositivo também pode ser uma boa ideia.