Ser um “influencer”, termo da moda para pessoa famosa na internet, não é algo que costuma acontecer do dia para a noite. No entanto, milhares de brasileiros acabaram enganados por uma corrente no Instagram prometendo que a marca Adidas selecionaria 100 pessoas que compartilhassem determinada imagem e seguissem um perfil passariam a ser patrocinados pela empresa.

Obviamente é tudo uma mentira.

A campanha pedia para que as pessoas publicassem uma imagem divulgando a “promoção” para participarem, criando um efeito viral. Ao mesmo tempo, as pessoas usavam a hashtag #adidasinfluenciadores e precisavam seguir o perfil de mesmo nome, mas no fim das contas não havia prêmio.

Reprodução

publicidade

Depois de milhares de pessoas serem enganadas, o perfil que prometia a premiação simplesmente mudou de nome e tornou a conta privada; desde então, vários clones já surgiram repubicando a mesma imagem. Ao entrar na página oficial da Adidas, a descrição também deixa bem claro que não há qualquer tipo de promoção em andamento.

Em casos como esse, a expectativa do golpista é bem simples: angariar o maior número de seguidores possível. Com milhares de pessoas acompanhando uma conta, é possível usá-la para dois fins: vendê-la para alguém interessado em ter um perfil próprio com milhares de seguidores ou usá-la para distribuir spam. Assim, não é uma boa ideia participar da “promoção”.