Você sabia que sites podem te rastrear através do tamanho da sua janela ou até mesmo nos seus padrões de clique? Pois é, a Mozilla já sabia e por essa razão implementará na versão 67 do Firefox uma função Tor capaz de esconder seus hábitos de navegação, melhorando a privacidade. 

Para quem não sabe, o Tor é um software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar pela Internet e em outras atividades online, mantendo a privacidade do usuário. 

O recurso, chamado de “letterboxing”, adiciona caixas cinzas nas laterais da página no navegador toda vez que o usuário altera o tamanho da janela e, gradualmente, as elimina quando o tamanho já foi redefinido. 

Isso serve para mascarar as dimensões da suas janelas de redes de publicidade que possam estar te rastreando. Parece um absurdo, mas é extremamente real, assim como o rastreamento por padrões de cliques. 

publicidade

Essa função está em atividade há anos no Tor e já foi adicionada pela Mozilla ao Firefoz Nightly. Para  colocar o recurso em ação, acesse a página de configuração, escreva about:config na barra de URL, procure por privacy.resistFingerprinting e altere para “True”. 

Fonte: Genbeta