O russo Pyotr Levashov é conhecido como um dos maiores spammers do mundo, responsável por redes de dispositivos robotizados (botnets) capazes de disparar golpes de phishing e e-mails falsos para milhares de usuários ao redor do mundo. Nesta semana, ele foi preso.

Levashov foi detido pela polícia de Barcelona e extraditado para os Estados Unidos a pedido do FBI, a polícia federal norte-americana. O russo foi preso por sua ligação com a botnet Kelihos, que, segundo investigações, chegava a disparar 4 bilhões de mensagens de spam por dia até 2011.

O FBI conseguiu capturar Levashov observando de perto sua conta no iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Sob mandado judicial, a empresa foi obrigada a fornecer ferramentas para os policias federais monitorarem as movimentações de Levashov.

Em 2016, a polícia russa desativou os servidores usados para sustentar a botnet Kelihos em Luxemburgo. Cooperando com os agentes locais, o FBI então descobriu uma conta de iCloud que frequentemente se conectava aos tais servidores e descobriu que a conta pertencia ao famoso spammer.

publicidade

A polícia dos EUA não poderia fazer nada enquanto Levashov estivesse na Rússia, e por isso esperou mais de um ano até que ele viajasse a um país com acordo de extradição com os EUA. Foi o que aconteceu em abril do ano passado, quando ele viajou para a Espanha, segundo o The Verge.

O que não foi revelado ainda é como o FBI descobriu que o spammer estaria em Barcelona naquele dia de abril. A Apple não comenta ações realizadas sob ordem judicial. Levashov está preso desde a última sexta-feira, 3, em território norte-americano enquanto aguarda julgamento.