Nos PCs e notebooks que usam o sistema operacional Mac, quando um aplicativo deseja ter acesso a dados privados do usuário, é necessário solicitar permissão pode meio de uma janela pop-up, e somente se o usuário clicar em “Ok”, o sistema concederá acesso. Mas, como mostrou um especialista em segurança recentemente, é possível falsificar o “clique” que concede essa permissão de compartilhamento de dados.

A falha foi descoberta por Patrick Wardle, ex-hacker da NSA e da NASA, e que agora é um especialista em encontrar falhas zero day (dia zero) no MacOS. Ele utilizou o popular reprodutor multimídia VLC para inserir um plugin malicioso no sistema operacional da Apple.

publicidade

Wardle explica que “No VLC, adicionei um novo plugin que, quando o programa for carregado, ele poderá ser executado, fazendo com que um clique falso seja permitido. Isso acontece, pois o sistema reconhece que é o VLC, ou seja, não valida se o software foi manipulado e, assim, meu clique sintético pode acessar a localização, a câmera ou o microfone do usuário.”

Dessa forma, qualquer invasor pode explorar uma versão modificada de qualquer aplicativo da chamada “lista branca” do Mac, em que ficam localizados os aplicativos que tem a autorização para criar esses cliques automáticos para que não parem de funcionar.

publicidade

Nas últimas atualizações do Mac, os pedidos de autorização devem vir assinados com um certificado digital, que comprova a autenticidade dos aplicativos e os impede de serem executados se forem modificados. Um bug no código do sistema operacional faz com que o sistema verifique se o certificado foi assinado e não foi modificado, mas não verifica se o programa em si passou pelas mesmas alterações.

Com isso, é possível acessar informações particulares como contatos, mensagens, locais e também ativar o microfone ou a webcam sem que o usuário tenha conhecimento. Wardle disse que informou a Apple da falha na última semana, porém, até o momento, nenhuma atualização que corrige o problema foi liberada.

publicidade

Via: Genbeta