Não é só no WhatsApp que o Facebook está tentando solucionar o problema de “fake news”. Segundo reportagem do Motherboard, a empresa também começou a testar um recurso para resolver essa questão no Messenger. A novidade é simples e, basicamente, traz mais informações e contexto sobre as pessoas que estão enviando mensagens a você.

O recurso faz com que o aplicativo mostre não apenas o nome do indivíduo, mas também a forma que ele fez login no Messenger — usando uma conta no Facebook ou apenas um número de telefone —, o país de onde é e quando a conta foi criada. A funcionalidade ainda faz o app diferenciar a conta de um eventual amigo seu na rede social, para o caso de um possível cibercriminoso estiver tentando se passar por um conhecido seu.

A ideia é facilitar a identificação de golpes, como um porta-voz do Facebook explicou em comunicado enviado ao Engadget. Mas a novidade também pode ser útil no combate à disseminação de notícias falsas: a própria rede social recomenda não confiar cegamente em mensagens recebidas de pessoas e fontes que você não conhece.

publicidade

“Esse contexto [a mais que estamos oferecendo] vai ajudar as pessoas a decidir, de forma mais bem informada, se gostariam ou não de trocar mensagens com determinado indivíduo”, disse o porta-voz do Facebook. O recurso ainda está em fase de testes e ainda não há data de lançamento definida.