No início deste ano o Google criou o Password Checkup, uma extensão do Chrome para o desktop que verifica se alguma das suas senhas foi encontrada em um “vazamento” de dados online. Em um futuro próximo, este serviço se tornará um recurso padrão do Google Chrome, em vez de uma extensão opcional.

De acordo com o site Chromium Bug Tracker, a incorporação do Password Checkup ao Chrome já começou. Embora ainda não tenham sido liberados detalhes do design, tudo indica que o navegador enviará uma versão criptografada de seu nome de usuário para o serviço, e este responderá com uma mensagem criptografada com nomes de usuário e senhas correspondentes vazados. Isso é usado pelo seu dispositivo para verificar se a sua senha foi ou não comprometida, sem que as informações sejam compartilhadas com o Google.

publicidade

A integração do Password Checkup ao Chrome também permite que a ferramenta acesse as senhas sincronizadas com sua conta Google. Como estas senhas já possuem um “contrato de confiança” selado entre o usuário e o Google, o serviço pode usar os servidores da empresa para realizar uma verificação de segurança muito mais rápida.

Reprodução

publicidade

Há anos, serviços como o Have I Been Pwned oferecem informações sobre a situação da sua senha neste universo de violação de dados. Com a extensão que verifica a segurança de forma automática, o Google deu um salto importante, mas certos problemas persistiam. O fato de ser um recurso opcional para o usuário e indisponível no Chrome para Android, por exemplo, reduzia o alcance drasticamente.

Inicialmente o recurso está disponível apenas para clientes corporativos, mas a ferramenta será disponibilizada em breve para usuários comuns. Para aqueles que, por qualquer motivo, não querem que o Google verifique a segurança de suas senhas, também será possível desativar o recurso.

publicidade

Fonte: 9To5Google

-> Quer criar uma senha segura? Use o Gerador de senhas do Olhar Digital!

publicidade