A Força Aérea dos Estados Unidos fez o primeiro teste com o drone XQ58-A Valkyrie em março deste ano, quando o modelo autônomo voou por 76 minutos. A equipe norte-americana pretende realizar cinco testes com esse drone que atua como parceiro do piloto. O segundo foi dia 11 de junho.

Desenvolvido pela Kratos Defense & Security Solutions, o XQ58-A Valkyrie talvez seja o futuro da força aérea. A ideia é que ele – ou um grupo deles – possa acompanhar caças tripulados e oferecer apoio em situações de combate aéreo, bombardeio, guerra cibernética ou controle de um espaço.

O drone funcionaria como um parceiro e até mesmo um escudo, podendo colocar-se na frente do caça tripulado na hora de um ataque. O XQ58-A Valkyrie – Valquíria, em português – recebeu o nome em referência a uma personagem da mitologia nórdica, que recolhia para os deuses a alma dos guerreiros corajosos mortos em campos de batalha.

publicidade

Enquanto isso, a Força Aérea desenvolve outro projeto um pouco diferente, chamado “Skyborg”, que trabalha com hardware e software para integrar aeronaves tripuladas com as não tripuladas. O órgão está em discussão com a Boeing e a Lockheed, respectivamente, para modificar seus caças F-15EX e F-35A Block 4 para acomodar as conexões de dados e processadores do projeto Skyborg, informou o Defense News.

Will Roper, subsecretário de Compras, Tecnologia e Logística da Força Aérea dos EUA, disse que a intenção é eventualmente integrar o XQ58-A Valkyrie ao programa Skyborg. Segundo o Defense News, a Força Aérea planeja testar as aeronaves em 2019 e 2020 “com a esperança de que estejam prontas em 2023”.

O teste de voo do XQ-58 sinaliza uma expansão dos esforços internacionais para desenvolver UAVs que podem voar e lutar em formações mistas com aviões de guerra tripulados.

Via: National Interest