A Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias dos EUA (NHTSA) informou na última terça-feira (27) que planeja testar como os motoristas podem usar câmeras para substituir espelhos retrovisores tradicionais em automóveis, uma tecnologia já permitida em alguns países, como o Japão e na Europa.

EUA planejam testar sistema de câmeras que substitui retrovisores em carros

O teste planejado pela NHTSA examinaria “comportamento de condução e execução de manobras de mudança de faixa” em carros com espelhos tradicionais e sistemas de visibilidade baseados em câmera, disse o departamento.

Em março de 2014, a Aliança de Fabricantes de Automóveis – um grupo comercial que representa General Motors Co, Volkswagen AG, Toyota Motor Corp e outros – juntamente com Tesla Inc, pediu à NHTSA para usar sistemas de visão traseira ou lateral baseados em câmeras. Uma petição semelhante foi apresentada pela Daimler AG em 2015, buscando aprovação para o uso da câmera em vez de espelhos retrovisores em caminhões pesados. Essas ainda estão pendentes.

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Em comunicado emitido no ano passado, a NHTSA informou que ainda estava estudando a questão. O novo teste inicialmente se concentraria em veículos de passageiros e, posteriormente, em veículos maiores. 

Os fabricantes de automóveis geralmente adicionam câmeras dianteiras e traseiras para ajudar em manobras como estacionar, mas alguns agora estão adicionando câmeras laterais para fornecer visibilidade sem espelhos tradicionais em outros mercados. A Toyota começou a vender um Lexus ES no Japão no ano passado com câmeras substituindo espelhos laterais e foi seguida pela Volkswagen, que começou a vender seu modelo Audi e-tron com câmeras em vez de espelhos laterais na Europa em dezembro. Ambos vendem versões nos Estados Unidos com espelhos tradicionais.

A Honda Motor Co Ltd em breve terá o padrão de tecnologia nos carros vendidos na Europa, disse uma porta-voz. A Tesla disse em outubro que ativou todas as oito câmeras externas dos carros Modelo S, Modelo X e Modelo 3, fornecendo uma “visualização em 360 graus dos veículos ao redor”, embora os carros ainda possuam espelhos tradicionais.

Os testes ocorrem simultaneamente aos investimentos das montadoras em tecnologia e capacidade de direção autônoma.

Via: Reuters