A Apple nunca esteve tão preocupada com a segurança dos seus usuários, e isso foi um grande destaque da conferência para desenvolvedores da empresa, a WWDC, realizada neste mês.  Durante o evento, a fabricante do iPhone revelou recursos inéditos para o iOS, totalmente dedicados à proteção de dados privados, como seu novo sistema de login próprio. Ainda assim, uma companhia de segurança quer provar que é capaz de desbloquear qualquer iPhone e iPad e extrair suas informações.

Logo no site oficial da Cellebrite, de Israel, é possível identificar esta mensagem: “[Nós conseguimos] contornar ou identificar as chaves e realizar a extração de todos os arquivos do sistema de qualquer aparelho iOS.” A empresa oferece suporte para dispositivos da Apple que operam do iOS 7 ao iOS 12.3, lançado em setembro do ano passado.

publicidade

Os poderes da Cellebrite figuraram nos noticiários em 2018, quando relatos apontaram que a companhia, ligada a agências de inteligência norte-americanas como o FBI e a ICE, poderia desbloquear alguns aparelhos da Apple. Em 2016, a Apple e o FBI se enfrentaram na Justiça após a fabricante se recusar a desbloquear um iPhone 5C usado por um atirador durante um ataque terrorista no ano anterior, em San Bernardino, Califórnia. Sabe-se, porém, que a agência arranjou o destravamento do telefone com um terceiro – supostamente, a própria Cellebrite.

A companhia de Israel também afirma ter capacidade para extrair todos os arquivos de smartphones Android de ponta, de marcas como Samsung, Motorola, Huawei, LG e Xiaomi. Tanto a Cellebrite quanto a Apple não responderam imediatamente à reportagem do CNet.

publicidade

Fonte: CNet