É fato que o Google Play é praticamente terra de ninguém. O Google oferece alguns filtros básicos, mas desenvolvedores mal-intencionados estão sempre procurando novas formas de ampliar o alcance de aplicativos fraudulentos. A empresa de segurança ESET encontrou uma nova técnica para enganar os usuários e levá-los a uma falsa sensação de segurança ao instalar um novo app.

Um dos truques mais curiosos identificados pela empresa consiste em substituir o nome do desenvolvedor. Em vez do nome da empresa ou da pessoa responsável, o aplicativo exibe um número para levar o usuário a acreditar que o app já foi instalado milhões (ou até bilhões) de vezes. Após algum tempo, os apps passam a ostentar novamente o nome de seus desenvolvedores, indicando que se trata de uma estratégia temporária para tentar alavancar o número de instalações.

publicidade

A captura abaixo mostra como funciona, com alguns aplicativos tentando induzir o usuário a acreditar que o número de downloads já havia chegado aos 5 bilhões, o que chega a ser absurdo. São poucos os apps que já superaram a casa de 1 bilhão, e esse patamar atualmente inclui apenas os gigantes como Facebook, Gmail, WhatsApp, e etc.

Reprodução

publicidade

Outras técnicas usadas para ludibriar o usuário estão a inclusão de um sinal de visto para tentar dar a impressão de que o conteúdo foi verificado pelo Google e que se trata de um aplicativo legítimo e original. O uso do símbolo deve levantar imediatamente suspeitas sobre um app, já que o Google Play ainda não tem um programa de verificação de aplicativos.

Reprodução

publicidade

Assim, se você está procurando por um aplicativo novo, valem alguns cuidados. Veja as dicas da ESET:

  • Lembre-se de levar em consideração apenas o número de instalações de cada aplicativo que aparece na página do Google Play, pois esse é o número oficial. Isso ficará visível na seção “informações adicionais” na parte inferior da página.
  • Tenha em mente que o Google Play não usa a marca “Verificação” para indicar a legitimidade de um aplicativo. No entanto, a loja possui a categoria “Escolha do Editor”.
  • Assegure-se de ler as opiniões dos usuários antes de fazer o download de um aplicativo

Se um app tem um número baixo de instalações, é uma boa ideia esperar. Deixe que outras pessoas façam o download e publiquem suas avaliações sobre o software; isso pode evitar algumas dores de cabeça.

publicidade

Por enquanto, o único jeito oficial de descobrir quantas vezes um aplicativo já foi baixado é entrar diretamente em sua página do Google Play e rolar um pouco a tela. O exemplo abaixo mostra o número de download do Facebook, que já superou a marca de 1 bilhão de instalações.

Reprodução