Especialistas de segurança descobriram que navegador Chrome possui uma ferramenta que faz uma varredura arquivos do computador do usuário para verificar se ele não está infectado por algum malware. Porém, segundo informações do Motherboard, os usuários do Chrome não precisam se preocupar com roubo de dados ou espionagem.

No ano passado, o Google anunciou alguns upgrades para o navegador que prometiam tornar a navegação em computadores Windows ainda mais “limpa” e “segura”, o que incluía melhorias no recurso Chrome Cleanup Tool.

publicidade

O sistema, basicamente, verifica o computador em busca de malwares e, caso encontre algo suspeito, ele envia metadados do arquivo onde o vírus está armazenado e algumas informações do sistema para o Google. Em seguida, ele pede permissão ao usuário para remover o arquivo malicioso suspeito. 

A ferramenta veio à tona após Kelly Shortridge, que trabalha na startup de segurança cibernética SecurityScorecard, notar que o Chrome estava analisando arquivos na pasta “Documentos” do seu computador Windows. “No clima atual, fiquei realmente chocado com o fato do Google lançar tão silenciosamente esse recurso sem divulgar documentação de suporte mais detalhada”, afirma Shortridge, lembrando que, apesar das intenções serem claramente voltadas para segurança, a falta de consentimento explícito e transparência parece violar os próprios critérios de Chrome de “software amigável”.

publicidade

Segundo o chefe de segurança do Google Chrome, Justin Schuh, o único objetivo da ferramenta é detectar e remover softwares indesejados que possam atrapalhar o Chrome. Além disso, a ferramenta não é capaz de acessar as informações contidas nos arquivos ou fotos dos usuários.