A China esteve por trás de uma série de ataques hackers realizados na última década. É isso o que diz um relatório divulgado pela empresa de segurança ProtectWise que vincula diversos golpes cibernéticos a grupos hackers ligados ao governo chinês.

Os ataques em questão eram considerados como de grupos isolados, mas o relatório da ProtectWise indica que eles estejam ligados entre si. Eles teriam sido realizados por aparatos de inteligência do governo chinês e atingiram empresas de todas as partes do mundo.

A identificação dos ataques como ligados ao governo chinês foi possível devido a erros cometidos pelos hackers durante um ataque feito em março. Ao tentar enganar usuários do Office 365 e Gmail para ter acesso a informações corporativas, eles acabaram deixando rastros que permitiram a descoberta da origem dos ataques, segundo o ArsTechnica.

Os hackers ligados ao governo chinês atuavam desde ao menos 2009, mas é possível que ataques fossem realizados por eles desde 2007. A partir de phishing, eles ganhavam acesso a redes de empresas e a partir daí infectavam computadores com malwares que coletavam informações sigilosas.