No final de dezembro, o governo chinês deu fim ao congelamento na aprovação de novos jogos que durou nove meses. Isso ocorreu após uma grande reorganização do governo que mudou o processo de aprovação para que novos jogos entrem no país. Antes, todos os novos games deviam passar por uma verificação de censura para que pudessem ser comercializados.

Como a China tem uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, disponibilizar um jogo no país pode ser um grande impulso para os resultados financeiros de uma desenvolvedora. Porém, mesmo com a mudança nos termos de censura, três gêneros de jogos continuam não sendo permitidos, isso inclui jogos de azar como poker, jogos que lidam com a história imperial do país e jogos com cadáveres e sangue – isso pode afetar diretamente a chegada do novo Mortal Kombat 11 ao país.

publicidade

Como uma medida de burlar a presença de sangue nos jogos, os produtores mudavam sua cor e seu nome, ele passava a se chamar lodo ou suor, e sua cor era verde. Agora, isso não será mais permitido, o game será banido da mesma maneira.

Os novos regulamentos também exigem que os desenvolvedores e editores divulguem mais informações sobre um determinado título, como scripts detalhados, capturas de tela, bem como quais recursos estão sendo incluídos para ajudar a reduzir o vício em jogos e os gastos excessivos da população mais jovem do país – o vício em jogos há muito tempo é um problema na China.

publicidade

Com a Tencent, a maior empresa de jogos do mundo, que recentemente recebeu aprovação para começar a vender o Nintendo Switch na China e as novas diretrizes de aprovação, o mercado de jogos do país está começando a se abrir para o resto do mundo. Isso pode ser muito bom para os desenvolvedores que querem ganhar essa fatia de mercado que pode ser significativa. O ruim disso é que versões alternativas dos jogos terão de ser criadas para que passe pela censura.

 

publicidade

Via: Gizmodo