O car2go é um aplicativo que permite alugar carros pelo smartphone. A ideia é interessante: os veículos ficam nas ruas e podem ser alugados por um determinado período pelos usuários cadastrados no aplicativo. A ideia é ótima, mas criminosos estariam usando cadastros feitos com documentação falsa para alugar os automóveis e usá-los em crimes.

A empresa responsável pelo aplicativo, a Share Now, teve de suspender os serviços em Chicago depois que dezenas de carros foram roubados ou usados em crimes. Agora, eles trabalham em conjunto com a polícia para localizar os veículos furtados.

publicidade

Alguns sites de notícia usaram o termo “hackear” para denominar a prática. A Share Now se opôs ao uso da palavra, porque, segundo eles, nenhum dado corporativo ou de clientes foi roubado nem o aplicativo foi comprometido. Isso é uma boa notícia para os usuários do serviço que poderiam estar preocupados com suas informações.

Comunicado oficial diz que “o Departamento de Polícia de Chicago foi alertado por uma empresa de aluguel de carros que alguns de seus veículos podem ter sido alugados usando informações enganosas ou fraudulentas por meio de um aplicativo. Graças aos dados fornecidos pela empresa, vários automóveis foram recuperados e indivíduos supostamente ligados aos crimes estão sendo interrogados”.

publicidade

Ainda segundo a empresa, as investigações estão em andamento e a polícia está em busca dos veículos que não foram localizados. Ao que parece, nenhuma outra cidade foi afetada pela onda de crimes que usa o serviço de aluguel de carros.

Via: The Register