Essa semana não está sendo nada boa para as atualizações do Windows. Os usuários de Windows 10 já sofreram com o último update da versão 1809, que causa lentidão na máquina e até travamentos, mas, agora, nem mesmo os sistemas antigos estão a salvo.

Vários provedores de antivírus como Avast, Sophos, ArcaBit e Avira alertaram que computadores com Windows 7 e 8.1 equipados com seus programas de segurança estão apresentado problemas críticos. Eles estão sofrendo falhas, travamentos ou simplesmente não iniciam após a instalação das atualizações KB4493472, KB4493448, KB4493467 e KB4493446 – embora a Sophos também tenha identificado erros com o Windows Server 2012. 

publicidade

A Microsoft parece ter começado a bloquear temporariamente os updates com estas especificações em máquinas com Sophos Endpoint. Para os usuários que se viram afetados, a Sophos publicou um passo a passo para resolver o problema: e ele não é nada simples. A Avast, por sua vez, está trabalhando para solucionar os casos e liberou uma atualização de emergência com efeito supostamente automático. Se isso não funcionar, a companhia recomenda reiniciar em modo seguro e solicitar ajuda especial.

Para lidar com o problema no Avira, a Microsoft também bloqueou por tempo indeterminado os updates nestes dispositivos e diz estar pesquisando para oferecer um reparo total. A dica para os usuários atingidos é seguir as recomendações do provedor de antivírus e, caso não tenha baixado as atualizações ainda, agir com cautela.

publicidade

Nestas situações, o cliente se vê entre a cruz e a espada: fazer a coisa óbvia é sempre instalar correções de segurança o mais rápido possível, mas, dessa vez, dada a quantidade de erros que os updates do Windows vêm produzindo ultimamente, pode ser melhor esperar um pouco.


publicidade

Fonte: Genbeta