Como já noticiamos, a atualização de segurança do Windows, lançada em 9 de abril, está causando diversos problemas de inicialização e de travamento em diversas versões do sistema operacional e agora, está entrando em conflito com alguns programas antivírus. A cada momento, novas incompatibilidades são descobertas dentre os programas mais populares, e que estão enfrentando problemas. O Avira, Avast, o Sophos e, mais recentemente, o McAfee entraram na lista de softwares que estão “brigando” com o update.

Não há como detectar o modo como a máquina será afetada pela atualização até que seja feita uma tentativa de login e, nesse momento, o sistema fica paralisado. Não se sabe se o Windows parou de funcionar ou ele está funcionando de maneira bastante lenta. Alguns usuários relataram que conseguiram efetuar o login após várias horas. Aparentemente, as versões afetadas são o Windows 7, 8.1, Server 2008 R2, Server 2012 e Server 2012 R2.

publicidade

Iniciar em modo de segurança continua sendo uma possibilidade, já que esse modo não foi afetado. O conselho atual é usar esse método de inicialização para desabilitar o antivírus e permitir que as máquinas funcionem normalmente. A Microsoft está bloqueando a atualização para alguns computadores que possuem programas conflitantes.

O Avast recomenda deixar os sistemas na tela de login por cerca de 15 minutos e, em seguida, reiniciar o sistema. A empresa ainda disse que a causa do problema pode ser culpa da Microsoft. Isso porque, ao que parece, houve uma alteração no CSRSS do Windows, que é um diretório que coordena e gerencia os aplicativos do sistema operacional.

publicidade

Algumas das empresas de antivírus estão lançando correções para o problema, o que pode significar  que a falha de compatibilidade está nesses softwares e que elas estão sendo reveladas agora. Enquanto a Microsoft não se pronunciar oficialmente sobre o assunto, é difícil saber qual é a real causa.

E aí, você foi afetado pela falha?

publicidade

VIA: Arstechnica