A Apple liberou nesta quinta-feira, 7, uma atualização importante para o iOS. O sistema operacional chegou à versão 12.1.4 graças a um update emergencial para corrigir uma falha de segurança no FaceTime, que fazia com que o iPhone pudesse se tornar uma ferramenta de espionagem.

Para quem não se lembra, na última semana foi descoberto um bug no sistema que fazia com que o FaceTime entendesse que uma chamada foi aceita mesmo se o usuário sequer tocasse no celular.

publicidade

Na prática, o iPhone se transformava em uma escuta para espionagem, bastando apenas que a pessoa que estava fazendo a ligação soubesse os comandos necessários, que são bem simples. A única coisa que era necessário fazer era adicionar seu próprio número e criar uma chamada “em grupo”. Isso fazia o sistema entender que a chamada foi aceita, e por isso a Apple desabilitou as chamadas em grupo no FaceTime como medida de emergência.

O update, no entanto, chega com um pouquinho de atraso. A Apple havia prometido a atualização para a semana passada, mas depois confirmou que não seria capaz de cumprir o prazo e adiou a liberação para esta semana.

publicidade

A falha de segurança foi reportada à Apple por um garoto americano de 14 anos. Grant Thompson diz que relatou o problema uma semana antes de ele vir a público; a Apple, no entanto, não deu a devida atenção até que o bug fosse reportado pela mídia. A expectativa é  que ele receba uma recompensa em dinheiro por reportar a vulnerabilidade para a Apple, mas o valor não foi divulgado.