Por mais que os sistemas de localização de aparelhos celulares sejam úteis, em alguns casos eles acabam sendo um pouco imprecisos ou ambíguos. Muitas pessoas já se confundiram ao seguir orientações dos aplicativos de mapas, justamente pelas diferenças entre o que é apresentado na tela do celular e a realidade. O aplicativo What3words oferece uma alternativa eficaz e universal para os sistemas de navegação tradicionais.

Os criadores do aplicativo dividiram o mapa do mundo em 57 trilhões de pequenas áreas de 3m x 3m cada uma, e atribuíram três palavras a cada uma para identificá-las. Cada local tem um conjunto de palavras único, para que não haja ambiguidade nos endereços. Assim, o endereço da Torre Eiffel, em Paris, é “///enregelante.norteando.ligeiros“. Estátua da Liberdade? “///fetal.zaga.trevo“. Cristo Redentor? “///corado.nisto.rindo“.

publicidade

Além do aplicativo, a consulta de localização pode ser realizada no site oficial da empresa. O usuário pode escolher entre encontrar sua localização, pesquisar pelas palavras fornecidas por alguém ou pesquisar um endereço e encontrar as três palavras correspondentes.

Autoridades em vários locais do mundo recomendam que as pessoas tenham esse aplicativo instalado em seus aparelhos pois, segundo eles, o app foi responsável por salvar diversas vidas. Como foi o caso de um grupo de jovens que se perdeu ao fazer uma trilha em uma floresta na Inglaterra.

publicidade

Os amigos se perderam após algumas horas de caminhada e não tinham ideia de onde estavam. Ao conseguirem sinal de celular, foram instruídos pelo serviço de emergência a instalar o aplicativo e fornecer as três palavras. Alguns minutos após o download, a polícia conseguiu sua localização e resgatou o grupo.

Lugares como a Mongólia já adotaram o sistema de palavras-chave para seu serviço postal. Serviços como o Lonely Planet, que fornece listas de pontos turísticos, e o Airbnb já usam o sistema de três palavras para definir localizações.

publicidade

Reprodução

O aplicativo funciona com a triangulação da localização do usuário, mas também é possível selecionar manualmente a localização para ver as três palavras atribuídas ao local onde se encontra. Além disso, é possível realizar uma pesquisa por três palavras separadas por ponto para encontrar uma localidade.

publicidade

O aplicativo é gratuito e está disponível para sistema Android e iOS.

Via: G1