O grupo de hackers que assumiu a conta do CEO do Twitter, Jack Dorsey, aparentemente fez outra vítima: Chloe Grace Moretz. Os invasores roubaram a conta do Twitter da atriz de maneira semelhante ao que fizeram com Dorsey.

Os hackers que acessaram a conta de Chloe, postaram cerca de uma dúzia de tuítes na manhã da última quarta-feira (4). Uma das mensagens continha a hashtag “#chucklingSquad”, que é a mesma hashtag presente nas publicações de Dorsey – e que identifica os hackers – quando sua conta foi invadida na última sexta-feira (30).

publicidade

A atriz Moretz, 22, mais conhecida por papéis nos filmes Kick-Ass, tem 3,1 milhões de seguidores no Twitter. Os invasores tuitaram palavrões e frases confusas, além de dois números de telefones e uma sequência numérica, que eles alegaram ser do seguro social de Dorsey.

Ao contrário de Moretz, as mensagens postadas no perfil de Dorsey foram menos amigáveis. Os hackers publicaram insultos racistas e informaram sobre uma ameaça de bomba na sede do Twitter.

publicidade

Embora as contas tenham a hashtag que identifica os invasores, não se sabem se eles são de fato os responsáveis pela ação, ou se alguém, copiando o modo de operação do grupo, fez isso. As mensagens postadas nos perfis de Dorsey e Moretz foram excluídas rapidamente.

Modo de invasão

publicidade

O método usado pelos hackers é conhecido como troca de SIM, ou “SIM Swap”, que convence as operadoras a atribuir um número de telefone antigo a um novo número que está na mão dos invasores. 

Investigações apontam que nas duas ocasiões as mensagens foram enviadas usando o serviço Cloudhopper, empresa adquirida pelo Twitter em 2010, e que permite o envio de tuítes por meio de SMS. A conta oficial da empresa  confirmou a invasão à conta de Dorsey em uma série de tuítes em 30 de agosto, e acrescentou que nenhum dos sistemas da rede social estava comprometido e que a conta estava segura.

publicidade

Em resposta às invasões, o Twitter informou na quarta-feira (4) que está desativando temporariamente a capacidade de postar tuítes via mensagem de texto. Apesar da ação, ainda é preocupante que essas invasões continuem acontecendo – principalmente quando uma simples mensagem postada no Twitter pode anunciar uma mudança política importante no mundo.

 

Via: Digital Trends