Depois de anos de litígios e incontáveis questões de segurança, a D-Link – que produz roteadores sem fio, câmeras e outros – resolveu seu caso com a Federal Trade Commission sobre práticas de segurança insatisfatórias. Sob os termos do acordo, a empresa concordou em implementar um programa de segurança abrangente para seus roteadores e webcams, incluindo auditorias de segurança de terceiros a cada dois anos até 2030. Ela também é obrigada a verificar vulnerabilidades de segurança antes de liberar um produto.

Ela foi acusada originalmente em 2017 por não fornecer recursos abrangentes de segurança para seus produtos, como não reagir aos alertas dos especialistas sobre vulnerabilidades conhecidas, usar credenciais embutidas dentro do software e fornecer falsas alegações de que os aparelhos produzidos pela empresa são totalmente seguros de usar.

publicidade

“Processamos a D-Link pela segurança de seus roteadores e câmeras IP. Essas falhas de segurança arriscaram a expor as informações pessoais mais sensíveis dos usuários a olhares indiscretos”, disse Andrew Smith, diretor do Departamento de Segurança do Consumidor da FTC em um comunicado. “Fabricantes e vendedores de dispositivos conectados devem estar cientes de que a FTC os responsabilizará por falhas que exponham os dados do usuário a riscos de comprometimento”.

A segurança era notoriamente ruim entre as primeiras gerações de webcams, mas as práticas da D-Link eram particularmente prejudiciais aos usuários. As webcams tinham uma única senha pré-definida, fácil de adivinhar, que não poderia ser alterada se fosse comprometida. Além disso, o aplicativo móvel usado para efetuar login armazenava suas credenciais em texto simples, aumentando muito o risco de comprometimento.

publicidade

Ainda assim, esses problemas de segurança não parecem ter atrasado a iniciativa da empresa em direção a dispositivos de Internet de coisas. Na CES 2019, a empresa anunciou um novo roteador com capacidade para 5G, juntamente com uma variedade de plugues inteligentes, sensores de água e outros dispositivos domésticos inteligentes.

Via: The Verge