Aplicativos populares do Android, como o Yelp e o Duolingo estariam enviando dados que facilitariam a identificação dos hábitos do usuário para o Facebook. Uma reportagem publicada pela Privacy Internacional (PI), organização não-governamental britânica focada em privacidade, informa que o envio de dados acontece mesmo que o usuário não esteja logado ou não tenha conta na rede social. 

Além do Yelp e do Duolingo, foram encontrados outros aplicativos que realizam tais práticas. Dois deles são apps de orações para muçulmanos, outro é usado para ler a bíblia e mais um é popular para quem está procurando empregos: o Indeed. Eles identificavam quando o usuário abriu o aplicativo e usavam  os dados de navegação do usuário para segmentar anúncios no Facebook. Não ficou exatamente claro se foram enviadas outras informações para a rede social de Mark Zuckerberg.

publicidade

A reportagem também destaca que não é só o Android que está passando por isso, uma vez que os donos de aparelhos com iOS (iPhone e iPad) também estão enfrentando o problema. No mês passando, o Wall Street Journal revelou que um conjunto de ferramentas para desenvolvedores estava coletando dados dos donos destes dispositivos e os enviando ao Facebook sem o consentimento do usuário.

Nesses casos, o Facebook colocou a culpa sobre os criadores de aplicativos, que quebram as regras de privacidade ou usam as ferramentas de desenvolvedor de forma incorreta. A empresa também alegou não usar a maioria desses dados e, muitos casos, automaticamente os exclui. Mas não foi divulgado por que os dados estão sendo coletados em primeiro lugar e de que forma eles foram usados no passado, seja pelos aplicativos que os coletam ou pela própria rede social.

publicidade

VIA: The Verge