O Uber começou a liberar um botão de emergência no aplicativo de passageiros dos Estados Unidos nesta terça-feira, 29. Com ele, é possível ligar para o serviço 911 (equivalente ao 190 no Brasil) para comunicar problemas de segurança às autoridades. A medida visa combater as crescentes acusações de crimes e abusos cometidos por motoristas da plataforma.

De acordo com a publicação de The Verge, o novo botão de emergência do Uber fica em uma área chamada de “Safety Center” (Central de Segurança, em tradução livre). Trata-se de um menu facilmente acessível da tela inicial do aplicativo e que dá alternativas para que o passageiro possa buscar ajuda caso algo aconteça de errado. Lá é possível encontrar informações sobre antecedentes do motorista, seguros, regras de comunidade e o botão para ligação.

publicidade

Para chamar os serviços de emergências, é necessário que o usuário acesse a central de segurança e toque no botão de ligação. Por fim, é necessário confirmar novamente que deseja fazer a chamada, a fim de evitar toques acidentais para as centrais. Em alguns estados, inclusive, o Uber está testando um programa de integração que permite o envio da localização em tempo real do passageiro e os detalhes da viagem para o serviço 911, o que aumentaria as chances de uma intervenção rápida e bem sucedida.

Por enquanto, a central de segurança do Uber e o botão de emergência estarão disponíveis apenas para passageiros. No entanto, a plataforma pretende adicionar o recurso no aplicativo para motoristas em breve.

publicidade

Até o momento, ainda não se sabe se o Uber pretende trazer a funcionalidade para o Brasil. Entretanto, o novo botão de emergência teve seus primeiros testes na Índia, onde uma mulher foi violentada por um motorista da plataforma, antes de chegar aos Estados Unidos. Por aqui, casos de violência contra passageiros e profissionais também já foram registrados.