A terceira versão de testes do Android Q está prestes a ser lançada. Com ela, todas as funções anunciadas previamente estarão disponíveis. Porém, os aparelhos Google Pixel parecem que vão ter uma pequena diferença em relação aos outros dispositivos que passarão pelo período de testes. Pelo menos é o que afirma a equipe do site XDA Developers. A função em questão, é algo que se acredita ser uma forma de detecção de acidentes de trânsito.

Foi encontrado no código-fonte do sistema para o Google Pixel, um aplicativo chamado de “Safety Hub”. Ao verificar o código mais profundamente, é possível constatar que há uma função chamada “Car Crash Dogfood” que serviria para detectar acidentes de carro e enviar um alerta automaticamente.

O código não explica como isso funciona. Simplesmente mostra um texto de boas-vindas que aparecerá ao ativar a função. O texto diz o seguinte: “Bem-vindo à detecção de acidentes automotivos. Para utilizar corretamente esta função, algumas permissões são necessárias. Uma vez que seja habilitada, esta detecção enviará automaticamente um alerta quando o dispositivo detectar que você se envolveu em um acidente”. Não há uma menção a quais permissões o aplicativo solicita. Podemos prever que a função GPS seja uma das principais.

O grande mistério gira em torno de como o aparelho vai perceber que um acidente ocorreu, pode ser por acessar o microfone e “ouvir” o som da batida. Outra opção seria o de utilizar o acelerômetro e o sensor de gravidade do celular para detectar uma queda ou um golpe forte. Entretanto, isso pode levar a diversos falsos positivos em relação a isso, como por exemplo, caso o celular caia no chão, ou seja colocado de forma brusca no bolso.

publicidade

Outra informação que não se tem certeza, é o que exatamente o aplicativo fará. Se ele vai enviar notificações para contatos de segurança cadastrados, para a polícia, serviços de emergência ou bombeiros. Para termos alguma outra informação, teremos de esperar as novas versões de teste para verificar se o “Safety Hub” será atualizado com mais informações.


Via: Xatakandroid