Fazer parte de modas virais pode custar sua privacidade. Como se não bastassem as notícias da semana passada sobre os termos de uso preocupantes do FaceApp, a Kaspersky, empresa de cibersegurança, diz que você deveria ficar atento a cópias desse aplicativo. O MobiDash promete oferecer as mesmas funções do FaceApp, quando, na verdade, instala malware no seu celular.

Logo após o download, o MobiDash simula uma falha que leva o usuário a desinstalá-lo. O problema é que, mesmo depois de ter sido removido do dispositivo, um módulo malicioso permanece instalado no aparelho, sem que o usuário perceba, e fica exibindo anúncios.

A empresa de cibersegurança russa informou que o Brasil é o terceiro país mais infectado pelo MobiDash, perdendo apenas para Rússia e Índia. A Kaspersky acredita que pelo menos 500 usuários foram infectados desde 7 de julho.

Para evitar ser vítima desses esquemas virais, todo cuidado é pouco. A Kaspersky recomenda que os usuários tomem alguns cuidados básicos, como: baixar aplicativos apenas das lojas oficiais, ler os termos de privacidade dos apps e instalar soluções de segurança nos dispositivos.

publicidade

Via: Enterprise Times