A principal agência de notícias da Noruega, NRK, informou sobre um problema em um lote do novo Nokia 7 Plus. Segundo o que foi apurado, os aparelhos estavam enviando informações pessoais dos usuários para um servidor localizado na China.

Os aparelhos foram vendidos na Noruega e, logo que o fato foi descoberto, causou grande preocupação entre os usuários. Informações como coordenadas de GPS, o número do cartão SIM e até o número de série do aparelho estavam sendo enviadas para o servidor, sem criptografia alguma. Essas informações são consideradas como pessoais, assim como um documento de identidade, por exemplo.

publicidade

O que aconteceu provavelmente foi que uma parte do software destinado a variantes chinesas do Nokia 7 Plus tenham acabado sendo instalados em um único lote destinado ao mercado norueguês. A HMD Global, responsável pelo desenvolvimento dos aparelhos usando o nome Nokia, lançou uma atualização para corrigir o problema e remover a comunicação com o servidor chinês.

O incidente fez com que uma investigação fosse aberta pelo órgão regulador de dados da Noruega contra a HMD Global, uma vez que houve uma violação direta das diretrizes de proteção de dados do país.

publicidade

VIA: GSMarena