Se você é um fã de Game Of Thrones, já aprendeu que morte é algo imprevisível na série e que o ideal é não se apaixonar por nenhum personagem. Pensando nisso, um grupo de estudantes alemães criou um algoritmo para tentar prever quem vai viver e quem vai morrer na oitava e última temporada de uma das atrações mais vistas neste século. 

Os estudantes da Universidade Técnica de Munique (TUM) utilizaram dois algoritmos diferentes para chegar à fórmula por trás de suas previsões. Eles também combinaram informações do programa de televisão e da série de livros escrita por George RR Martin para determinar a Potencial Probabilidade de Morte (PLOD).

Com a ajuda de Wikis mantidos pelos fãs, os cientistas da TUM vasculharam a vida de centenas de personagens. Juntamente com a coleta de dados como gênero e localização, eles também incluíam o que poderíamos chamar de metadados: informações como se alguém é um personagem maior ou menor e com que frequência eles são citados nas Wikipedias dos fãs.

Esses dados revelaram algumas verdades básicas sobre a mortalidade e o universo de Game of Thrones, como o fato de que ser homem é mais perigoso do que ser mulher. (Os homens têm uma taxa de mortalidade de 22% em comparação com 11% para as mulheres.) Algumas casas têm vida mais longa que outras, refletindo sua ascendência em Westeros. Ser um Baratheon, por exemplo, faz com que você tenha uma probabilidade 5% maior de morrer do que o personagem médio, enquanto ser Lannister faz com que você tenha uma probabilidade 45% maior de sobreviver.

publicidade

Assim, o resultado com base nesses métodos foi que a que menos tem chance de morrer é Daenerys Targaryen, com menos de 1% de chance, seguida por Tyrion, com 2,5%. Para completar, Varys tem 3,2%, Samwell Tarly 3,3% e Jaime Lannister (4%). Já no extremo oposto, Bronn e Gregor Clegane são as vítimas mais prováveis da oitava temporada, com 93,5% e 80,3%, respectivamente. Sansa Stark aparece logo em seguida com 73,3% de chance de “passar dessa para a melhor”; e atrás dela vem Bran Stark com 57,8% e Sandor Clegane que acabou com 47,5% de chances.

Como os momentos finais de Game of Thrones estão apenas começando, não é possível ter certeza sobre qualquer previsão, mesmo que elas venham de um algoritmo. A série já surpreendeu muitas vezes, e uma reviravolta na história é sempre algo que pode acontecer.

 

Via: The Verge