Uma tendência recente no mercado de tecnologia são chaves físicas para autenticação, que podem substituir completamente as senhas ou, ao menos, serem usadas como uma alternativa a códigos SMS para verificação em duas etapas. Agora será possível usar essa tecnologia para se autenticar em aplicativos de iPhone.

Isso porque a Yubico, empresa que desenvolve a YubiKey, uma chave física USB que pode ser usada para autenticação em PCs e Macs, anunciou também suporte ao iOS 11. Com isso, será possível usar o NFC do iPhone e apenas aproximar a chave do celular para que o aplicativo libere o seu acesso.

O primeiro iPhone a trazer suporte a NFC foi o 6, mas o recurso era limitado ao Apple Pay. Isso significa que apenas o iPhone 7 ou modelos lançados posteriormente rodando o iOS 11 podem fazer uso da chave YubiKey Neo, que faz esse trabalho de verificação sem precisar de conexão direta ao aparelho.

Por enquanto, apenas um aplicativo faz uso dessa ferramenta, permitindo o uso do NFC para liberação de acesso. Trata-se do LastPass, um gerenciador de senhas altamente popular. A expectativa é que outros aplicativos abracem a novidade em breve.

publicidade

“Mas como funciona?”, você pode estar se perguntando. Quando você está fazendo um login em algum aplicativo, basta aproximar a YubiKey NEO do iPhone, e o aparelho gerará uma senha temporária e descartável que permite acessar o serviço.