Se o seu celular está consumindo bateria acima da média, talvez a culpa seja da Google Play Store. Um novo adware foi identificado em 22 aplicativos disponíveis na loja do Android e usa os aparelhos para ganhar dinheiro enganando as redes de anúncios.

Alguns desenvolvedores se aproveitaram do fato dos anunciantes valorizarem mais o tráfego de dispositivos da Apple do que o de aparelhos rodando com Android e criaram um adware que burla o sistema das campanhas de publicidade, fazendo com que os smartphones Android se passem por iPhones.

publicidade

A descoberta foi feita pela empresa de segurança cibernética Sophos Labs, que reportou o problema ao Google nem novembro. Segundo o seu relatório, a operação deste adware parece ter começado em junho deste ano.

A empresa identificou o software malicioso em 22 aplicativos na Play Store, que juntos somavam mais de dois milhões de downloads. Entre eles, estava o Sparkle, um aplicativo de lanterna para Android baixado mais de um milhão de vezes.

publicidade

De acordo com os pesquisadores, o que chama a atenção neste adware é a forma agressiva com a qual ele operava. O adware, identificado como Andr/Clickr-ad, iniciava uma janela oculta do navegador, alterava a string “UserAgent” do navegador para “iPhone”, acessava páginas específicas e imitava cliques em anúncios exibidos na página, gerando lucro para os seus operadores.

O grande problema, contudo, era que esses aplicativos também continham um código que automaticamente os reiniciava após três minutos, caso o usuário tivesse terminado o processo. Segundo os pesquisadores, isso fazia com que os aparelhos infectados passassem a consumir mais bateria.

publicidade

Os apps já foram removidas da loja do Android. Abaixo, você confere a lista dos 22 aplicativos que continham este adware:

Reprodução

publicidade

Via