Qualquer especialista vai dizer que a primeira medida para ter um mínimo de segurança na internet é uma senha longa e aleatória. Então, “ji32k7au4a83” pode parecer uma boa senha — mas, surpreendentemente não é.

Isso porque ela é muito mais comum do que se imagina, a ponto de já ter aparecido 141 vezes em vazamentos catalogados pelo site Have I Been Pwned. Pode parecer esquisito, mas existe uma lógica para que ela seja tão comum, como descobriu o especialista em segurança Robert Ou.

publicidade

Ele pediu ajuda a seus seguidores do Twitter para descobrir o porquê disso e o motivo foi rapidamente desvendado. Tem a ver com o teclado Zhuyin Fuhao que translitera o mandarim para o sistema de escrita ocidental: ele mostra que ” ji32k7au4a83″ é algo como “My Password” (“minha senha” em português).

Por isso, muitos usuários desse teclado repetem o padrão, o que faz que a senha seja surpreendentemente insegura, mesmo sendo longa e tendo aparência de aleatória. Se você pensa em segurança digital, uma boa ideia é jamais utilizá-la.