Essa foi uma das notícias que causou mais impacto no ano passado. Hackers conseguiram violar a criptografia de hardwares de SSD, os chamados discos em estado sólido. Uma vulnerabilidade aparentemente simples de burlar, já que a criptografia de hardware é mais fácil de quebrar e também é usada pela maioria dos fabricantes no mercado.

Depois que o acesso aos dados é alcançado, nem a proteção de software é eficaz, como o Windows Bitlocker. A razão é que quando ele detecta que há proteção via hardware, ele para automaticamente de funcionar.

publicidade

Foi então que a Microsoft recomendou que os usuários mudassem para criptografia via software para obter mais proteção. Uma melhoria é consolidada no Windows 10, atualização 19H1, onde a criptografia de software chega por padrão .

Foi o usuário Tero Alhonen (@teroalhonen), no Twitter, que deu o aviso depois de testar o último Build da atualização lançado pela empresa americana. Ao utilizar o seu PC, percebeu a implementação da criptografia via software como padrão, já que antes, o SSD usado permitia a proteção do hardware. Uma melhoria que leva a uma leve perda de desempenho, realmente quase imperceptível.

publicidade

É recomendado que aqueles que usam um SSD verifiquem o BitLocker, se estiverem usando uma proteção de software ou hardware .

Estas são as etapas para verificação:

publicidade
  • Entrar em “Prompt de comando” com permissão de Administrador;

  • Digite o comando “manage-bde.exe -status” (sem as aspas);

  • Verifique se o método de criptografia foi corrigido em hardware ou software.

Reprodução

Bom avisar que se o seu PC usa um disco rígido mecânico (HDD), essa alteração não afetará sua máquina, porque somente os SSDs são suscetíveis a esse problema.

A Microsoft pode atualizar informações a qualquer momento, portanto, é intreressante acessar as instruções no próprio portal da empresa.

publicidade