A Apple teve um agosto difícil, com problemas de segurança em iPhones e revelações de que gravações da Siri estavam sendo ouvidos por humanos de empresas terceirizadas. Isso acontece no momento em que a empresa estava tentando se diferenciar do Facebook e do Google como a empresa de tecnologia que se preocupa com a privacidade do usuário. A Apple já está respondendo para reparar os danos: na semana passada, confirmou que as gravações da Siri seriam apenas por adesão voluntária do usuário. 

E setembro pode ser um bom mês para a Apple. Juntamente com os novos iPhones, o iOS 13 provavelmente chegará nos dias seguintes a 10 de setembro, com várias melhorias de segurança maciças. Até agora já é possível saber algumas informações, e dentre elas as 5 principais melhorias de segurança que estão chegando.

publicidade

O iOS 13 não permite que aplicativos executem VoIP em segundo plano

O iOS 13 com segurança aprimorada não permitirá que aplicativos VoIP (tecnologia que possibilita fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet) sejam executados enquanto os programas não estiverem em uso ativo. Aplicativos como WhatsApp e Facebook afirmam que precisam ser executados em segundo plano, ou seja, mesmo quando não estão em uso, para que possam conectar chamadas rapidamente. No entanto, eles também coletam informações sobre o que você está fazendo no seu dispositivo.

publicidade

O iOS 13 enviará alertas sobre aplicativos que rastreiam sua localização

O rastreamento de local é outra violação de segurança e privacidade, e o iOS 13 informará quais aplicativos estão fazendo isso em segundo plano. A Apple está fazendo isso de maneira proativa: aparecerá um lembrete sobre quais aplicativos estão rastreando você e informará quantas vezes isso aconteceu. Ele até mostra um mapa de onde você foi rastreado, juntamente com a opção de permitir ou limitar.

publicidade

O iOS 13 permite acesso a sua a localização apenas uma vez

No tema do rastreamento de localização, o Apple iOS 13 também incluirá um recurso que permite um aplicativo acessar sua localização apenas uma vez. Ele impede que os aplicativos rastreiem você em segundo plano sem o seu conhecimento.

publicidade

O iOS 13 permite impedir ou limitar o rastreamento por Bluetooth e WiFi

Além de adicionar recursos que impedem os aplicativos de rastrear você por GPS, a Apple também impede o rastreamento Bluetooth e Wi-Fi usado por alguns fabricantes de aplicativos no iOS 13. Alguns, como os de relógios inteligentes, precisarão de acesso ao Bluetooth para se conectar com o telefone, e agora eles precisarão pedir seu consentimento.

“Entrar com a Apple”

“Entrar com a Apple” é um aprimoramento de segurança que possibilita que qualquer aplicativo que exija o login deva oferecer esta nova opção. Ela permite usar um e-mail privado gerado pela Apple para proteger sua privacidade.

 

Via: Forbes