O Google Fotos é um dos aplicativos mais populares da empresa de Mountain View. Ele armazena as fotos do celular do usuário em servidores na nuvem, economizando espaço na memória interna e organizando suas imagens de forma inteligente. Confira agora cinco funções do Google Fotos que você talvez não conheça.

Precisa de um app para montagem de fotos? Com o Google Fotos dá. Vá até a guia “Assistente” e tocar em “Colagem”. Em seguida, selecione as fotos que farão parte do mosaico e depois toque em “criar”. Pronto! A montagem fica pronta na hora.

Também dá para usar o Google Fotos como editor de imagens. Para fazer isso, é só abrir uma foto tocar nesse ícone de edição e começar a mexer. Dá para mudar o tom da imagem em presets definidos, modificar cor, iluminação e destaques, mudar a orientação da imagem e até cortá-la. No final, é só tocar em “Salvar” ou em “Salvar cópia” se quiser manter a original.

A principal função do Google Fotos é a de fazer backup do seu celular. Quando todas as suas fotos estiverem sincronizadas na nuvem do Google, é só tocar na opção que permite liberar alguns gigabytes do seu dispositivo, no topo da tela principal. Se preferir, você pode apagar originais individualmente. Basta tocar e segurar uma foto, tocar nos três pontinhos no canto superior direito da tela e depois em “excluir do dispositivo”. O arquivo some da memória interna, mas continua salvo na nuvem para sempre.

publicidade

Se, por acidente, você tocou no ícone de lixeira e apagou uma foto da galeria do Google, não se preocupe: dá para recuperá-la. E é bem fácil: toque no ícone do menu no canto esquerdo e depois vá em “Lixeira”. Lá você encontra as fotos que apagou da nuvem. Toque e segure a foto que você quer trazer de volta e depois selecione “restaurar”. E pronto: sua foto volta da lixeira para a galeria principal. Os itens que ficam na lixeira só podem ser recuperados em até 60 dias.

A última dica é acessível pelo PC. Você pode baixar todas as fotos que estão salvas no Google Fotos de uma vez só usando a ferramenta Takeout. É só ir em google.com/takeout e deixar marcado apenas o Google Fotos na lista de serviços do Google. Nessa mesma tela, escolhe se você quer baixar todas as fotos ou só um álbum específico. Depois, clique em “Próxima”. Escolha o tipo de compressão, o tamanho máximo do arquivo e o método de exibição: se você quer receber um link por e-mail ou mandar tudo para um serviço de armazenamento em nuvem. Em seguida, clique em “Criar arquivo” e aguarde o término da preparação. Quando seu pacote estiver pronto, é só clicar em “Download” e pronto.

Pronto. Depois dessas cinco dicas, você já pode usar o Google Fotos como profissional.