Desde que o Windows 7 foi lançado, alguns computadores com um hardware mais fraco ou com menos memória RAM passaram a apresentar lentidões por causa de tarefas que rodam em segundo plano. Isso ocorreu devido a algumas mudanças nos processos do sistema, No Windows 10, por sua vez, este problema ficou mais em evidência e, ao monitorar o uso de recursos da máquina no gerenciador de tarefas, você constatará que o uso do disco ou da CPU fica constantemente em 100%, o que é errado.

Para amenizar este problema, felizmente, é possível realizar algumas configurações no Windows, tais como desabilitar serviços desnecessários, alterar parâmetros etc. A seguir, veja algumas dicas para diminuir o uso do disco e de CPU no Windows 10 para deixá-lo mais rápido.

Desabilitando o Superfetch

O Superfetch ou SysMain é um serviço que roda em segundo plano no Windows para monitorar as aplicações mais utilizadas no sistema. Assim, o Menu Iniciar consegue lhe dar sugestões mais precisas sobre qual programa você quer utilizar.

publicidade

Entretanto, para realizar a sua tarefa, o serviço está lendo constantemente o disco e isso deixa algumas máquinas mais lentas. Para desabilitá-lo, siga estes passos:

  1. Aperte as teclas “Win + R” para entrar na tela do “Executar”;
  2. Digite “services.msc” sem as aspas e aperte “Enter”;

    Reprodução

  3. Na lista de serviços, procure pelo “Superfetch” ou “SysMain”, clique com o botão direito do mouse nele e vá em “Propriedades”;

    Reprodução

  4. Em “Tipo de inicialização”, deixe-o como “Desativado”, clique em “Aplicar” e em “Ok”;

    Reprodução

  5. Reinicie a máquina.

Depois de reiniciar a máquina, você começará a notar que o Windows não estará tão pesado. Entretanto, algumas sugestões oferecidas pelo Menu Iniciar ficarão menos precisas. Caso isso lhe incomode, você pode voltar a habilitar o serviço no mesmo menu em que foram realizados os processos acima.

Habilitando modo de desempenho

Caso você nunca tenha alterado as configurações padrões do Windows, ele escolherá um perfil equilibrado para lhe oferecer um visual bonito, com desempenho aceitável. Ainda assim, este desempenho, para algumas máquinas, fica comprometido.

Desta forma, veja como habilitar o modo com o foco em desempenho:

  1. Aperte as teclas “Win + E” para abrir o “Explorador de arquivos do Windows”;
  2. Clique com o botão direito do mouse em “Este computador” e vá em “Propriedades”;

    Reprodução

  3. Entre em “Configurações avançadas do sistema”;

    Reprodução

  4. Em “Desempenho”, clique no botão “Configurações…”;

    Reprodução

  5. Marque a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”, clique em “Aplicar” e em “Ok” duas vezes.

    Reprodução

Ajustando a memória virtual

Sempre que o Windows está perto do limite do uso de memória RAM, a memória virtual entra em ação. Entretanto, quando ela está configurada com valores errados, ela pode ser prejudicial a performance no computador.

Veja a seguir como verificar como está configurada a sua memória virtual para alterá-la:

  1. Abra o Windows Explorer e dê um clique com o botão direito em “Este computador”. Então, clique em “Propriedades”;

    Reprodução

  2. Agora, vá em “Configurações avançadas do sistema”;

    Reprodução

  3. Em desempenho, clique em “Configurações…”;

    Reprodução

  4. Agora, siga para aba “Avançado”, e em “Memória virtual, clique em “Alterar”;

    Reprodução

  5. Na parte de baixo da tela estarão os dados atualmente configurados. Se necessário, desmarque a opção de gerenciamento automático da memória virtual, e então, no campo dos valores, aumente-os.

    Reprodução

Importante: Utilize essa opção com cuidado. Se você colocar um valor muito fora do padrão adotado, a máquina continuará lenta. Portanto, tente se manter próximo do valor configurado pelo próprio Windows. Uma dica para colocar de valor máximo, é usar a fórmula: 1024x”Quantidade de memória RAM”x2.5.

Em caso de problemas ou dúvidas, volte para as configurações automáticas do Windows.

Desabilitando a ferramenta de diagnósticos do Windows

Mais um serviço do Windows que pode impactar em sua performance é a ferramenta que obtém diagnósticos do uso do computador. Para desabilitá-la, siga estes passos:

  1. No “Menu Iniciar”, procure por CMD e com o botão direito do mouse, execute-o como administrador;

    Reprodução

  2. Digite o comando: sc config “DiagTrack” start= disabled;

    Reprodução

  3. Aperte “Enter” e reinicie o computador.

Pronto! Com essas dicas você desabilitou algumas funções e recursos que não são essenciais para o funcionamento do Windows. Assim, você notará que tanto o uso do disco quanto da CPU devem ter diminuído ao monitorá-los pelo gerenciador de tarefas.