Ao utilizar o computador por muito tempo, é inevitável que você comece a salvar os mais variados tipos de arquivos no computador. De início, isto não chega a ser um problema se você tem um HD grande, mas com o tempo liberar espaço no Windows apagando-os de forma manual pode ser uma tarefa bem trabalhosa.

Se você acabou não apagando arquivos antigos e precisa liberar espaço em disco no computador, uma solução é criar um pequeno arquivo de script, que realizará uma limpeza automática em pastas. A seguir, veja como criar um script para eliminar arquivos antigos que estejam ocupando espaço em seu HD:

Como liberar espaço no HD

O primeiro passo para realizar esta tarefa acima, é claro, fica por criar o arquivo de script, que automatizará a tarefa de apagar os arquivos antigos. Ele será criado utilizando uma própria ferramenta do Windows, não sendo preciso instalar nada extra no computador. Veja como prosseguir:

  1. Abra o bloco de notas do computador;
  2. Copie e cole este código nele:
    @echo off
    ForFiles /s /d -30 /c “cmd /c del @file”
    end

    Reprodução

Note que no código acima, foi colocado o número “30”, que servirá para apagar arquivos que foram salvos a mais de 30 dias no computador. É claro, você pode alterar esse número para a sua necessidade.

publicidade

Depois de ter colocado este código no bloco de notas, você precisa salvar o arquivo, porém ele não ficará no formato tradicional de texto, já que ele precisa funcionar como um script, que realizará a ação no sistema. Para isto, siga estes passos:

  1. Clique em “Arquivo” e vá em “Salvar como”;

    Reprodução

  2. Escolha um local de fácil acesso para salvar o arquivo. Então, em “Tipo”, marque a opção todos os arquivos e, em nome, coloque “apagar_arquivos.bat”.

    Reprodução

Agora que o arquivo já está salvo, tudo o que você precisa fazer é copiá-lo para a pasta em qual você deseja realizar a limpeza e executá-lo, como se fosse um programa. Durante a sua execução, uma janela do prompt de comando ficará aberta enquanto o processo é realizado.

Lembre-se de tomar cuidado com arquivos importantes antes de realizar este script, já que uma vez que ele é rodado, não tem como recuperar os arquivos de forma fácil, já que eles não acabarão na lixeira. Além disto, jamais execute o script em uma pasta do sistema ou em que programas estejam instalados, pois isto lhe causará problemas.

Outra forma de liberar espaço no Windows

Além deste script demonstrado acima, caso você esteja com pouco espaço em disco e tenha o Windows 10, é uma boa ideia verificar a função que se chama “Sensor de armazenamento”. Diferente do método demonstrado acima, ela apenas apaga os arquivos temporários e que não tem utilidade para o sistema. O Olhar Digital já mostrou como ela funciona nesta matéria.