Usuários do WhatsApp Beta no Android receberam um novo recurso que permite dar mais controle sobre o impacto que o aplicativo gera no armazenamento do celular. Com a função, é possível ver exatamente quais grupos e conversas mais ocupam espaço em disco, além de observar quais tipos de mídia têm o maior peso dentro de cada chat.

A função foi detectada já na versão 2.17.340 do aplicativo em beta (se você quer saber como baixar o WhatsApp Beta, clique neste link), liberada em atualização recente. Para acessá-la, basta tocar no ícone dos três pontinhos, entrar em “Configurações”, pressionar “Dados e Armazenamento” e ir até “Uso de armazenamento”.

Reprodução

A partir daí, o WhatsApp vai apresentar todas as conversas que mais consomem espaço no seu celular e exatamente quantos megabytes (ou gigabytes, dependendo do quanto você usa) elas estão ocupando. Ao tocar em alguma das conversas, é possível ter mais detalhes sobre quanto pesam as imagens trocadas na conversa, os vídeos, os áudios, os GIFs e os documentos.

publicidade

O WhatsApp também permitirá remover especificamente um tipo de mídia, possibilitando apagar apenas os vídeos mas manter as imagens, por exemplo, ou remover todas as mensagens de texto e deixar todos os outros tipos de arquivo normalmente. Basta pressionar o botão “Gerenciar mensagem”, selecionar o que você deseja apagar e pressionar “Limpar mensagens”.

Reprodução