O WhatsApp incorporou o aviso ‘encaminhada’ no aplicativo para informar os usuários quando a mensagem enviada por um amigo não é de autoria dele. O objetivo da empresa é combater a onda de boatos e notícias falsas no app.

Apesar da inclusão do recurso, é possível ‘driblar’ o alerta na hora de enviar fotos e vídeos aos amigos no Android, uma vez que, na maioria dos casos, fica evidente que o conteúdo em questão está sendo apenas reproduzido. Veja abaixo o passo a passo.

Processo para fotos, vídeos e GIFs

O recurso a ser utilizado superar esta limitação está no próprio WhatsApp. Neste primeiro momento, vamos mostrar o processo válido apenas para fotos, vídeos e GIFs, sendo que os textos funcionam de forma diferente. Veja:

publicidade
  1. Abra o WhatsApp e acesse a conversa onde está o post que deseja enviar;

    Reprodução

  2. Toque e segure sobre ele até aparecer a barra superior na tela de conversa. Clique no ícone representado por “três pontos” e em “Compartilhar”;

    Reprodução

  3. Selecione o WhatsApp e os contatos que deverão receber o post.

    Reprodução

Processo para textos

Esta etapa é bem parecida com a forma descrita acima. A diferença é que nas mensagens de textos não existe a função compartilhar. Veja:

  1. Abra o WhatsApp e acesse a conversa onde está o post que deseja enviar;

    Reprodução

  2. Toque e segure sobre ele até aparecer a barra superior na tela de conversa. Clique no ícone representado por “três pontos” e use a opção “Copiar”;

    Reprodução

  3. Volte à tela de contatos do WhatsApp e selecione a pessoa para quem deseja enviar o post;
  4. Toque e segure no campo para digitar o texto e selecione a opção “Colar”. Envie a mensagem.

    Reprodução

Pronto! Desta forma os seus contatos receberão a mensagem, foto ou vídeo como se fossem um post original e não encaminhado.