Apesar de ser o aplicativo de comunicação mais popular no Brasil, não há uma opção de agendar mensagem no WhatsApp. Essa limitação, porém, pode ser contornada com o uso do aplicativo SKEDit para Android.

Disponível gratuitamente, este aplicativo permite programar uma mensagem no WhatsApp e em outros serviços para um dia e horário certo. Ou seja, pode ser uma boa alternativa para quem não deseja esquecer a data de aniversário de alguém importante ou de enviar um lembrete sobre um negócio, por exemplo. Confira neste tutorial do Olhar Digital como agendar mensagens no WhatsApp.

publicidade

Leia também:

Mas, antes, um aviso…

publicidade

Apesar da comodidade trazida pelo SKEDit, o usuário deve refletir sobre os riscos envolvidos na operação. Em primeiro lugar, trata-se de um aplicativo de terceiros que terá acesso à mensagem que você irá enviar para a outra pessoa. Portanto, evite enviar dados sigilosos, como contas bancárias e números de documentos.

Além disso, para que funcione, o aplicativo solicita que o usuário desligue a optimização da bateria e retire a senha da tela de bloqueio. Ou seja, o seu telefone ficará totalmente acessível para outras pessoas, caso você decida prosseguir com isso. Do contrário, não será possível enviar mensagens automáticas, sem sua intervenção.

publicidade

Como agendar mensagem no WhatsApp: Android

Tempo necessário: 5 minutos.

  1. Baixe e instale o aplicativo SKEDit Scheduling App na Google Play.

  2. Na primeira execução, é necessário criar uma conta. Primeiro, marque a opção para concordar com os termos de uso (1). Depois, clique em uma das opções para vincular sua conta do Facebook, Gmail ou criar conta (2).

    Caso escolha por criar a conta, você deverá informar um e-mail e senha. Além disso, deverá confirmar o e-mail com um código de verificação. Skedit - Passo 1

  3. Nas próximas janelas, você deverá dar uma série de permissões ao aplicativo.

    Nem todas são obrigatórias para agendar mensagem no WhatsApp e você poderá clicar em “Pular” no topo da tela. Skedit - Passo 2

  4. Agora, com as configurações e permissões necessárias, vamos agendar as mensagens. Abra a tela inicial e clique no símbolo de mais “+”. Depois, escolha WhatsApp ou WhatsApp Business.

    Skedit - Passo 3

  5. Primeiro, escolha “Contatos” para enviar mensagem – status e listas de transmissão só estão disponíveis para o plano premium.

    Skedit - Passo 4

  6. Em seguida, insira o contato manualmente ou escolha adicioná-lo a partir da base do WhatsApp, da agenda do telefone e de listas SKEDit.

    Para selecionar um contato do WhatsApp, você terá que clicar no WA, depois tocar no nome no app. A seleção múltipla só está disponível para assinantes, por isso, para adicionar vários contatos, você precisa escolher um a um. Skedit - Passo 5

  7. Agora, toque em “Mensagem” e digite seu texto.

    Skedit - Passo 6

  8. Deslize a tela e selecione o dia e horário de envio.

    Skedit - Passo 7 de como agendar mensagem no WhatsApp

  9. Em seguida, você terá que cumprir todos os requisitos de configurações. Se faltou algum, basta clicar em cima do item para ser levado para as configurações do celular, onde você poderá fazer a alteração.

    Skedit - Passo 8 de como agendar mensagem no WhatsApp

  10. Por fim, confirme o agendamento no símbolo de verificado no topo da página.

    Em seguida, a mensagem irá aparecer na aba de pendentes do aplicativo. Skedit - Passo 9

Nos testes realizados o aplicativo se comportou bem, mas saiba que na hora programada ele abrirá sozinho o WhatsApp para fazer o envio da mensagem agendada. E vale sempre o alerta: como acontece com qualquer aplicativo de terceiros, ao utilizá-lo o usuário dá acesso às informações solicitadas pelos desenvolvedores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!