As pessoas que utilizam máquinas da Asus recentemente tiveram um grande problema ao ser descoberto que hackers estavam se aproveitando das atualizações oficiais da marca para implementar malwares. A empresa, por sua vez, já até disponibilizou uma correção para o problema, conforme o Olhar Digital já noticiou.

Ainda assim, caso você esteja preocupado e queira saber se foi afetado por este malware, é possível utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Kaspersky. A seguir, veja como saber se você foi afetado ou não pelo malware Shadowhammer.

publicidade

Usando a ferramenta criada pelo Kaspersky ou da Asus

A primeira forma de saber se você foi afetado ou não por este malware é utilizando uma simples ferramenta do Kaspersky, que nem possui uma interface gráfica. Para usá-la, siga estes passos:

  1. Acesse este link do blog do Kaspersky e clique no local indicado conforme mostra a imagem abaixo para iniciar o download do arquivo;

    Reprodução

  2. Com o download finalizado, extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de sua preferência;
  3. Clique com o botão direito do mouse no executável “shadowhammer” e execute-o como admnisitrador;

    Reprodução

  4. Aguarde o processo ser feito, que é bem rápido e veja a mensagem para saber se foi afetado ou não pelo malware.

    Reprodução

Se preferir, o mesmo processo acima também pode ser feito com uma ferramenta criada pela própria Asus. Ela pode ser obtida através deste link, que explica com detalhes os principais problemas do Shadowhammer.

publicidade

Usando o site do Kaspersky

Quem prefere não colocar nenhuma ferramenta na máquina, também tem a possibilidade de fazer esta verificação online. Entretanto, o processo requer alguns passos extras. Confira:

  1. Aperte junto as teclas “Win + R” e digite: cmd. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Entre com o comando: ipconfig /all;

    Reprodução

  3. Anote o “Endereço físico” da sua placa de rede principal;

    Reprodução

  4. Acesse, então, este link do Kaspersky e coloque o endereço anotado. Clique em “Check now” e aguarde a verificação.

    Reprodução

O que fazer caso esteja afetado

Se você foi afetado pelo malware, é recomendado que você faça a atualização do programa Asus Live Update, que foi onde a falha ocorreu. O processo completo de como realizar a sua atualização pode ser encontrado neste link da Asus.

publicidade

Alternativamente, também é possível utilizar o próprio Windows para remover os softwares Asus Giftbox e o Asus Live Update, assim como é feito com programas convencionais, entretanto, a atualização dos aplicativos da Asus é o processo mais recomendado para corrigir esta falha.