O YouTube é a principal alternativa para os usuários que não têm interesse ou não podem pagar por um serviço de streaming de músicas. No PC, é fácil deixá-lo em uma aba em segundo plano e ouvir sua banda favorita enquanto se ocupa com outras tarefas.

No celular, porém, a história é outra. Normalmente, o app do YouTube não permite que o som dos vídeos continue em reprodução se o aplicativo não estiver aberto na tela e em primeiro plano. Mas quem usa um celular Android atualizado tem uma alternativa.

publicidade

O truque é o no modo de tela dividida do Android 7.0 Nougat, que permite ao usuário deixar dois aplicativos rodando ao mesmo tempo na tela. Dessa forma, basta reservar um cantinho para o YouTube tocar seu vídeo enquanto você se preocupa com outros apps no smartphone.

Saiba como ouvir música pelo YouTube enquanto usa outros apps no Android sem instalar nada seguindo os passos abaixo. Apenas certifique-se de que seu smartphone esteja rodando o Android 7.0 Nougat ou uma versão mais recente. Vale ressaltar também que a divisão de tela não funciona com todos os apps.

publicidade

1. Abra o aplicativo do YouTube e encontre a música que você quer ouvir;

Reprodução

publicidade

2. Em seguida, toque no botão de janelas do Android, um daqueles três que ficam na parte inferior do smartphone (a posição pode variar de acordo com a fabricante do seu aparelho). Arraste a janela do YouTube para o topo e depois abra outro aplicativo;

Reprodução

publicidade

3. Com a tela já dividida, pressione o “Play” no vídeo do YouTube e pronto. Você pode redimensionar a parte da tela dedicada a cada app arrastando a linha que separa os dois.

Reprodução

Vale notar também que, se você pressionar o botão de início, a música continua tocando mesmo que o vídeo não esteja ocupando a tela. Por outro lado, não dá para desligar a tela e continuar ouvindo a música. Se você quer saber como ouvir música pelo YouTube no celular com a tela desligada, clique aqui.

Já você que está usando uma versão mais antiga do Android, saiba que é possível aproveitar um truque semelhante, mas usando um outro aplicativo para replicar as funções do YouTube. Saiba como fazer isso instalando o Floating Tube, ou simplesmente FTube, a partir do passo-a-passo a seguir:

1. Abra o app;

O aplicativo exibe a interface web do YouTube. Infelizmente, ele também tem alguns anúncios um pouco chatos. Se quiser, você pode fazer login com sua conta para ter a experiência personalizada que o YouTube normalmente oferece.

2. Procure pelo vídeo a que você quer assistir;

Você provavelmente vai se deparar com um anúncio de tela inteira no processo.

Reprodução

3. Reproduza o vídeo;

A partir deste momento, você pode voltar para a tela inicial do Android ou abrir qualquer outro aplicativo. O vídeo continuará sendo exibido enquanto flutua sobre a interface do sistema.

Reprodução

4. Você pode minimizar o vídeo, se só o áudio te interessa;

Se você tocar no ícone de minimizar, o aplicativo continuará reproduzindo o conteúdo, mas você só ouvirá o áudio. O app passa a exibir apenas uma bolinha flutuante sobre a interface que você pode arrastar para onde preferir. Se der um toque rápido, o pop-up será novamente expandido.

Você também pode desligar a tela, e o áudio continuará em reprodução.

Reprodução

5. Para fechar a janelinha pop-up, basta tocar no X.

Reprodução