O iOS é conhecido como o sistema da simplicidade, em que tudo é fácil de usar. O software segue a filosofia da Apple de “simplesmente funciona”, que preza por não fazer o usuários fuçar configurações atrás de ajustes no celular.

Muitas vezes, tal filosofia também faz com que as pessoas acabem por não extrair o máximo que o iPhone tenha a oferecer por não sentirem a necessidade de procurarem recursos que não são tão óbvios à primeira vista.

publicidade

Abaixo estão alguns dos recursos que podem melhorar um pouco a vida do usuário e que são pouco conhecidos:

Criar atalho de teclado

publicidade

Você tem alguma frase que fala muito? Gostaria de usar emoticons como o famoso shrug ¯\_(ツ)_/¯ ou “aquela carinha” ( Í¡° ͜ʖ Í¡°) sem precisar ficar procurando por ela no Google para copiar e colar? A sua melhor opção é criar um atalho de teclado.

Assim, toda vez que você digitar o atalho, o iOS substitui o texto por uma frase pré-programada. Por exemplo: se você é o tipo de pessoa que manda “Bom dia, grupo” no grupo de WhatsApp da família, você pode digitar apenas “bdg” e o sistema se encarrega de transformar isso em uma frase completa.

publicidade

Para isso, basta entrar em Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto. Para adicionar um atalho, toque no botão + e, no campo Frase, inclua a frase que merece ser encurtada, e, em Atalho, digite, obviamente, o atalho.

Use seus fones para tirar uma selfie

publicidade

O jeito mais simples de fazer uma selfie no iPhone é simplesmente tocar no botão vermelho na tela. É a forma mais conhecida e popular de fazer uma foto com a câmera frontal… mas não é a única, nem a melhor.

Ao tocar diretamente na tela, você tem uma chance grande de fazer o seu celular vibrar, favorecendo uma foto tremida. Uma outra opção é usar as teclas de volume do seu iPhone, o que permite que você segure o seu celular com as duas mãos e consiga mais estabilidade.

No entanto, se você quiser uma selfie um pouco mais natural, sem aparecer com os dois braços esticados, uma outra alternativa é pressionar as teclas de volume do seu fone de ouvido. Claro que para isso funcionar, é necessário que seu fone tenha teclas de controle de volume.

Durma melhor

O iOS traz uma função que tem uma missão nobre: fazer seus usuários dormirem melhor. Trata-se do Night Shift, um recurso que restringe a quantidade de luz azul emitida pela tela do celular. O painel fica mais avermelhado, de modo a irritar menos os olhos, favorecendo um sono mais fácil.

O Night Shift pode ser permanentemente ativado, se você preferir assim, ou você pode definir horários específicos para que a tela faça a transição para eliminar a luz azul. Assim, se você costuma dormir às 23h, pode programar seu celular para agredir menos os seus olhos a partir das 20h, por exemplo.

Para programar um horário, você pode entrar em Ajustes > Tela e Brilho > Night Shift. Para agendar um horário diário para reduzir a luz azul, basta ativar a opção Agendado e selecionar uma hora para começar, e outra para terminar. Você também pode escolher o nível de redução na barra Temperatura da Cor. Se você arrastar a bolinha para o lado Mais quente, a tela ficará mais avermelhada; para o lado do Menos quente, as mudanças serão menos perceptíveis.

Para ativar o Night Shift a qualquer hora do dia, você só precisa abrir a Central de Controle do iPhone, o que pode ser feito deslizando o dedo para cima a partir da parte inferior da tela. Então, basta tocar no botão Night Shift para ativar, ou tocar no mesmo botão para desativar.

Use o flash da câmera para receber notificações

Você não gosta de ser notificado com uma vibração toda vez que chega uma mensagem? Não quer ficar com o smartphone com a tela para cima a todos os instantes enquanto você trabalha? Existe uma opção: usar o flash da câmera traseira para receber notificações do seu aparelho.

A função é uma boa alternativa à ausência de um LED dedicado para indicar a chegada de notificações do iPhone e também serve de apoio para que pessoas surdas consigam ser alertadas sobre o que acontece com sua vida digital.

Para ativar, basta entrar em Ajustes > Geral > Acessibilidade e ative a opção Flash do LED para Alertas. Para desligar, basta refazer o processo.

Chacoalhe para desfazer

Fez alguma coisa que não devia? Digitou o que não queria? Basta chacoalhar o seu iPhone para desfazer uma ação. O recurso é a alternativa ao Ctrl+Z no iOS, para que você não precise ficar apagando seu texto com o backspace.

É bem fácil de fazer. Digitou algo e quer desfazer? Chacoalhe o celular. Não importa muito qual é o movimento; a parte mais importante é garantir que você está segurando o aparelho com firmeza antes de mexer suas mãos. Ninguém quer ver o iPhone caindo no chão.