Nossos smartphones são pequenos computadores. E todo computador pode ser programado para executar ações seguindo instruções condicionais. Exemplo: Se eu estiver em casa, deixe o smartphone sempre desbloqueado. Mas como passar essa “instrução” para ele?

É aí que entram os aplicativos que automatizam tarefas nos smartphones. E hoje deixamos aqui três dicas de apps que guardam instruções para executá-las na hora e nas situações que você programou. Eles complementam as funções que o próprio Android oferece e vão muito além do que apenas trocar a tela de fundo de hora em hora. Aproveite.

publicidade

IFTTT

Reprodução

Um clássico multiplataforma, com milhares de scripts compatíveis, não só com o nosso Android, mas também com serviços web, seja Twitter, Google Calendar ou o New York Times. Através do IFTTT podemos criar “receitas” de uma maneira simples e tremendamente eficaz. Ele é aplicativo essencial e que funciona muito bem desde a primeira versão, que era apenas na web. Mas por que esse nome estranho? Simples, vem da sigla IFThis, Then That ou, traduzindo, “Se isso acontecer, então faço aquilo”.

publicidade

Download do IFTTT

publicidade

Automate

Reprodução

publicidade

No Automate, temos um aplicativo muito personalizável e poderoso com milhares de opções. Podemos criar fluxos de ações nas quais temos acesso a permissões a todo momento. Ele também tem uma grande comunidade por trás que nos ajudará a entender o aplicativo e tirar o máximo proveito dele. A versão gratuita aceita até 30 blocos e não tem publicidade.

Download do automate

Macrodroid

Reprodução

A versão gratuita é limitada a apenas 5 macros, mas é um aplicativo muito simples de usar e com uma interface que convida você a automatizar seu celular. Por exemplo, podemos desativar o Wi-Fi ao usar um aplicativo ou abrir um aplicativo específico em um horário específico. As possibilidades são numerosas e há modelos com sugestões e que também oferecem notificações sobre o uso de bateria.

Download do Macrodroid