Os jogos do gênero autochess surgiram faz pouco tempo, mas tem conquistado novos jogadores por diversas partes do mundo. Por sua vez, a Riot Games também decidiu abraçar o gênero e para isso lançou o jogo TFT, o Teamfight Tatics, que praticamente dominou a audiência do Twitch.

Se você quer começar a jogá-lo, mas ainda está com medo por achá-lo um tanto complexo, o Olhar Digital preparou um guia que lhe ajudará a dar os primeiros passos dentro do TFT e a entender um pouco mais sobre como este game funciona. Confira:

publicidade

O que é o auto-chess e como começou

Antes de começar a falar do TFT, é necessário explicar um pouco da origem do auto-chess, que começaram nos MOBAs, um gênero que ficou bastante popular graças ao DOTA e ao League of Legends colocando jogadores no papel de campeões (heróis do jogo) com o objetivo de destruir a base inimiga.

O autochess, apesar de ter se originado como um mod do DOTA 2 e contar com seus personagens, acaba sendo bem diferente na prática, não colocando os jogadores no papel de apenas um campeão. Neles, para vencer, é necessário adquirir heróis de um mesmo tipo para fortificá-los ao mesmo tempo em que uma composição forte e com sinergia é criada.

publicidade

Além disso, diferente do DOTA ou do League of Legends, onde você fica no controle total de um personagem, aqui o seu deve é apenas posicionar diversos campeões no tabuleiro. Desta forma, eles começarão a lutar em cada rodada de forma automática, cabendo a você analisar se o posicionamento deles está correto ou se você deverá trocar um personagem por outro para alcançar a vitória.

Como obter e jogar o TFT

Diferente do que acontece com os outros jogos do gênero, o Teamfight Tatics (TFT) não fica disponível com um jogo para download. Isto é, ele já pode ser jogado por todos, mas na verdade, está habilitado como um modo dentro do League of Legends. Assim, para jogá-lo, é necessário seguir estes passos:

publicidade
  1. Acesse o site do League of Legends e clique em “Jogue agora”;
  2. Então, na tela seguinte, crie uma conta ou apenas faça o download do jogo caso já possua uma;

    Reprodução

  3. Realize a instalação do jogo em sua máquina.

    Reprodução

Agora que o League of Legends já está instalado em sua máquina, é bem simples iniciar uma partida de TFT. Veja:

  1. Abra o cliente do League of Legends normalmente e selecione a opção “Teamfight Tatics”;

    Reprodução

  2. Clique em “Jogar” no meio da tela, conforme mostra a imagem abaixo e convide ou não seus amigos para uma partida.

    Reprodução

As dicas para mandar bem no TFT

Assim como foi dito acima, o Olhar Digital separou algumas dicas para quem está iniciando no jogo e quer conhecer um pouco mais de suas mecânicas. Assim, os principais tópicos em que você deve prestar atenção estão listados abaixo. Veja:

publicidade

As etapas de cada rodada

Diferente do que acontece nas partidas comuns de League of Legends, o TFT acompanha o gênero do autochess, sendo divido por etapas ou turno, não tendo ação em tempo real. Confira quais são as suas etapas:

  • Recrutamento – Nesta etapa, você deverá selecionar quais campeões deseja comprar ou se investirá em experiência;
  • Batalha – Após ter posicionado os seus campeões no tabuleiro, eles começarão a batalha, que você só pode assistir;
  • Espera – Por ser um jogo que envolve até 10 jogadores, algumas batalhas podem demorar um pouco mais. Assim, caso você acabe a sua batalha antes dos outros, você deve esperá-los.

A tabela de itens

Para ficar forte no TFT é importante equipar os seus personagens com itens para deixá-los mais poderosos, sendo que as armas e armaduras presentes neste modo compartilham apenas o nome em similaridade. Isto acontece pois as builds dos itens são diferentes do que está em Summoners Rift.

Para lhe ajudar, confira a tabela abaixo criada pelo usuário Dat Franky do fórum de League of Legends:

Reprodução

Tendo em mente esta tabela acima, logo na primeira rodada do jogo, você poderá pegar alguns campeões, que já vem com um item equipado. Assim, fica a seu critério optar por ficar com o personagem e seu item ou vender o personagem e guardar o item para montar sua estratégia.

Rodar campeões ou adquirir experiência

Para cada rodada dentro do Teamfight Tatics, você tem duas opções de como gastar o seu ouro obtido. Essas opções se resumem em:

  • Rodar a lista de campeões (2 de ouro) – Mudam os campeões que estão à venda para que você possa obter algo melhor;
  • Investir em experiência (4 de ouro) – Diminui o caminho para você passar de nível em troca de ouro, lhe deixando mais forte e permitindo rapidamente o uso de mais campeões no tabuleiro.

Quando você estiver jogando o TFT, o ideal é que você opte por uma destas táticas, lembrando que, é claro, elas oferecem vantagens diferentes. Por exemplo, rodando a lista de campeões, você pode investir em personagens de baixo custo (1 ou 2 de ouro), fazendo com que eles alcancem o seu tier máximo de forma mais rápida.

Já pelo outro método, você evitará gastar muito de seu ouro comprando campeões no começo, deixando o dinheiro guardado para evoluir mais rápido no meio da partida, sendo uma estratégia destinada para quem confia que consegue chegar perto das rodadas finais, onde em teoria, você estará mais forte que os demais oponentes.

Guardando as peças

Uma das formas principais para ficar forte no jogo consiste em evoluir um personagem. Por exemplo, você pode comprar uma Tristana, que por padrão custa um de ouro e vem no nível 1. Para deixá-la mais forte, ou seja, no nível 2, é necessário possui 3 Tristana do nível 1, sendo que o personagem pode ficar no máximo com o nível 3.

Reprodução

Posicionando suas peças no tabuleiro

Apesar da ideia parecer ser simples e as batalhas ocorrerem de forma automática, o posicionamento de seus personagens é algo crucial para se vencer neste jogo. Além de ter que conseguir uma composição que tenha uma sinergia, é necessário colocar cada herói no seu devido lugar, assim como ocorreria em uma teamfight do próprio League of Legends.

Reprodução

Na imagem acima, por exemplo, você nota que o campeão com mais vida e o lutador estão posicionados a frente do suporte e do assassino. Assim, é claro, o atirador que ainda estava sendo guardado para um momento futuro, também deveria ficar na parte de trás do tabuleiro para poder dar dano enquanto é protegido.

Essas são as principais dicas para você começar no TFT do League of Legends. Este novo modo foi lançado recentemente e até o momento da publicação da matéria, as suas partidas ranqueadas ainda não disponíveis, mas é uma boa hora para começar a treinar!