Teclado do Google ganha digitação por Código Morse; veja como usar

O Gboard ganhou o suporte a digitação por Código Morse no iPhone e no Android. A novidade foi desenvolvida pelo Google em parceria com a especialista em tecnologia assistiva Tania Finlayson para tornar a digitação em smartphone mais acessível para as pessoas com deficiência. O recurso está disponível apenas no idioma inglês, mas possui sugestões de palavras em português.

Criado por Samuel Morse em 1825, o Código Morse é um sistema que usa sinais codificados para representar letras, algarismos e pontuação. Tudo é transmitido através de sequências de pontos curtos, longos e espaços. A introdução dessa linguagem no GBoard foi feita em parceria com Tania Finlayson, que nasceu com paralisia cerebral e usa o código para se comunicar desde os anos 80. A especialista é co-desenvolvedora do TandemMaster, um dispositivo criado com a ajuda do seu irmão para interagir com o mundo.

Para usar o Código Morse no GBoard, é preciso ter o idioma Inglês dos Estados Unidos instalado no celular. No entanto, foi possível usar o teclado com sugestões em Português do Brasil em testes feitos pelo Olhar Digital. Para ajudar as pessoas a aprenderem a aprenderem a linguagem, o Google criou este jogo para celulares e computador.

Como habilitar a digitação por Código Morse no Android

1. Com o Gboard habilitado, toque na barra de espaço para abrir as opções de idioma;

Reprodução2. Selecione “Configurações de Idioma”;

3. Caso não haja o Inglês (EUA) habilitado, clique em adicionar teclado e selecione esta opção. Em seguida, toque sobre o idioma para personaliza-lo;

Reprodução4. No topo da tela, deslize os layouts de teclado até encontrar “MORSE”. Logo abaixo, o usuário encontrará opções de personalização do teclado;

5. Após terminar de configurar, abra o GBoard novamente, pressione o teclado e, dessa vez, selecione a opção “Inglês (EUA) - Código Morse”;

ReproduçãoPronto! Agora você já pode digitar com o Código Morse no Android.

Como habilitar a digitação por Código Morse no iPhone

Em nossos testes, não conseguimos usar o Código Morse no Gboard para iOS. É provável que o recurso ainda esteja sendo liberado aos poucos pelo Google. Apesar disso, o passo a passo promete ser bastante similar ao da versão do Android.

 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ