Depois de ganhar o modo flutuante, o Gboard, teclado do Google, tem agora uma área de transferência própria, onde é possível guardar vários fragmentos de textos. É muito interessante quando usamos trechos recorrentes e assim não é preciso digita-los novamente.

A novidade acabou de chegar e ainda está na versão beta (7.7), mas você também pode baixar, fazendo parte do programa de beta-testers .

E como parece que a Google está tornando a nova função disponível em doses homeopáticas, caso a versão beta ainda não funcione em seu telefone em um primeiro momento, não se preocupe: ela será liberada para você também muito em breve.

Como funciona a área de transferência do Gboard

publicidade

Quem já tem instalada a versão 7.7 basta clicar no botão G (o símbolo do Google do lado esquerdo da área de escrita) e em seguida no menu com três pontinhos.

Reprodução

Ao selecionar o botão área de transferência (no quadrado em vermelho), aparecem os textos guardados, sendo cada bloco um texto específico que o usuário criou para usar mais tarde, em qualquer campo de texto.

E os textos armazenados podem ser usados a qualquer momento. Basta clicar no botão G novamente, escolher o menu de três pontinhos e selecionar a área de transferência que todos os textos que você colou estarão listados ali. Ao clicar em um bloco, o texto contido nele já será colado na aplicação que você estiver usando.

Para adicionar mais um texto, você não precisa copiar de outra fonte. Para isso, clique no botão de mais (+) e, na tela que aparece, digite o texto que quiser para utilizar sempre que precisar.

Reprodução

Essa era uma opção esperada, pois teclados como o Swiftkey e o teclado da Samsung já usam esse recurso há algum tempo. Agora o Gboard também tem, com um ponto alto do fácil gerenciamento dos fragmentos de texto.