O Spotify é um dos principais serviços de streaming de música no mundo todo e, no Brasil, não é diferente. Com o final do ano se aproximando, o Spotify liberou um recurso que resume suas estatísticas de uso do serviço, mostrando o que você fez no app ao longo do ano, as músicas que você mais escutou e outros dados curiosos como o signo dos seus artistas preferidos.

A função, que acaba de ser atualizada para este ano, já está disponível para ser acessada tanto em computadores, quanto em celulares com o Android ou iOS. A seguir, veja como acessar a sua retrospectiva que foi elaborada pelo Spotify.

-> Como baixar músicas do Spotify para ouvir no PC offline

Importante

publicidade

Antes de prosseguir para a explicação de como ter acesso a esta função, é necessário dizer que algumas funcionalidades só estão disponíveis para quem possui a assinatura premium do serviço. Dito isto, seguem os passos:

No celular

Esta função do Spotify está disponível para celulares Android e iPhones, e sua utilização é igual para os dois sistemas. Confira:

  1. Abra o aplicativo do Spotify e entre em “Sua Biblioteca”;

    Reprodução

  2. Entre em “Feito para você” e, por lá, estarão as listas que o Spotify fez deste ano. 

    Reprodução

Nesta tela do programa, além da lista das músicas mais tocadas, o serviço também mostra algumas sugestões baseadas em seu gosto musical. Além disto, você consegue verificar nele o que mais foi reproduzido dentro da plataforma em anos anteriores.

No computador

Quem pode fazer o acesso pelo computador, por sua vez, tem acesso ainda a mais recursos interessantes desenvolvidos pelo Spotify. Além de verificar as músicas, é claro, você também terá acesso a curiosidades de seus artistas prediletos. Veja:

  1. Ao invés de abrir o Spotify para computador, acesse este link;
  2. Realize o login;

    Reprodução

  3. Na primeira tela, o serviço lhe mostrará com qual banda você iniciou o ano;

    Reprodução

  4. Já na segunda parte, em uma espécie de quiz, você saberá quanto tempo passou escutando música nele.

    Reprodução

Prosseguindo pelas outras telas, você verá mais itens interessantes como seu artista mais escutado, playlists e outras informações. Dependendo do seu perfil, o Spotify também mostrará as mencionadas curiosidades, como o signo dos artistas, se você escuta bandas alternativas ou não e outros dados que não precisam ser relacionados apenas as músicas em si.

Já ao optar por utilizar o Web Player ou aplicativo para Desktops, assim como no celular, você consegue acessar em sua “Biblioteca” o item “Feito para você”, que conta com as playlists das músicas mais tocadas no ano.