Seu PC não inicia? Recupere os arquivos usando o Linux

Antes de fazer qualquer alteração no sistema operacional ou no hardware de seu computador, é sempre recomendável fazer um backup dos principais arquivos para que eles não sejam perdidos em casos de acidentes. Infelizmente, nem sempre é possível fazer esta tarefa, mas não há motivo para desespero, já que eles ainda podem ser recuperados em situações deste tipo.

Para isto, uma das soluções mais práticas e eficazes consiste em utilizar o Linux para acessar o seu HD e salvar os arquivos que estão contidos nele. A seguir, veja como utilizar uma distribuição do Linux para salvar os arquivos de um computador que não está conseguindo inicializar o Windows:

Importante

Antes de prosseguir, é preciso explicar que a forma que será exibida abaixo não fará a instalação do Linux no computador. Assim, o Linux será rodado direto a partir de um pen-drive e, após salvar os seus arquivos, você poderá prosseguir para formatar o computador e reinstalar o Windows nele.

Além destas ressalvas, também é preciso dizer os itens necessários para realizar esta tarefa:

  • Pendrive com 4GB ou mais de espaço para armazenamento para a distribuição Linux. Alternativamente, você pode usar um DVD-R, caso possua um gravador de DVD para gravar a imagem ISO;
  • Um segundo pendrive ou HD externo para o backup dos arquivos.

Preparando o pendrive ou DVD-R

Para preparar um pendrive, a forma mais fácil é ter o acesso a uma máquina que esteja funcionando com o Windows instalado. Para este tutorial, a distribuição escolhida foi o Linux MInt com o ambiente gráfico do XFCE. Veja como é feito o processo:

  1. Acesse o site do Linux Mint por este link e realize o seu download. Caso esteja em dúvida sobre o seu processador, baixe a versão 32-bit;

    Reprodução
  2. Feito o download da distribuição, é necessário baixar uma ferramenta extra para colocá-la em um pendrive. O Rufus é um dos programas mais recomendados para isto, então, realize o download dele por este link. Ao fim do download, execute-o. O programa não requer instalação;

    Reprodução
  3. Em “Dispostivo”, escolha a unidade de pendrive que está na máquina. Agora, clique em “Selecionar” e escolha o arquivo ISO do Linux Mint que você baixou. Por fim, clique em “Iniciar”.

    Reprodução

O processo para passar a imagem ISO para um pendrive varia de acordo com a velocidade de seu dispositivo. Uma vez que o processo está feito, você pode prosseguir para o computador que tem os arquivos a serem salvos.

Recuperando os arquivos com o Linux

Antes de começar a recuperar os arquivos da máquina, primeiro é necessário fazer com que o computador inicie pelo Pendrive. Para isto, é necessário realizar uma alteração em sua BIOS. Veja:

  1. Coloque o pendrive no computador e inicie-o apertando a tecla F2 repetidamente para entrar na BIOS. Dependendo da fabricante de sua placa mãe, a tecla usada e a própria BIOS pode ter uma aparência diferente do que está ilustrado abaixo;
  2. Em General, entre em “Boot Sequence” e coloque o “USB Device” como o primeiro item da lista. Nesta parte, geralmente são utilizados os botões de “Page Up/Down”. Em BIOS mais recentes, você deve estar apto a utilizar o mouse;

    Reprodução
  3. Saia da BIOS e salve as alterações caso solicitado.

Neste momento, dependendo do seu computador, pode ser que o Linux Mint lhe apresente uma tela perguntando o que você deseja fazer. Se isto lhe ocorrer, escolha a opção para “Testar o Linux Mint sem instalá-lo”, caso contrário, a máquina já fará o boot no Linux diretamente ainda sem realizar a sua nstalação.

Uma vez dentro do sistema, o processo para recuperar seus arquivos é bem simples. Então, siga estes passos para isto:

  1. Conecte o pendrive ou HD externo que receberá o backup ao computador;
  2. Na “Área de trabalho”, dê um clique duplo em “Home”;

    Reprodução
  3. Já em “Devices”, escolha o item que mostra o tamanho do HD que está instalado em seu computador;

    Reprodução
  4. Neste momento, você já deve ver os arquivos que estavam em seu computador, que estão prontos para serem copiados ao pendrive.

Como um exemplo para esta matéria, será exibido o processo para recuperar os documentos que ficam na pasta “Meus documentos” do Windows, uma vez que estes arquivos ficam um pouco mais escondidos. Veja:

  1. Ainda na tela do passo anterior, dê um clique duplo em “Users”;

    Reprodução
  2. Procure pelo seu nome de usuário do Windows e dê um clique duplo em sua pasta;

    Reprodução
  3. Você agora verá as pastas “Desktop”, que é da “Área de trabalho”, a “Documents”, “Meus Documentos” e a “Downloads”, que é onde ficam os seus principais arquivos;

    Reprodução
  4. Agora, basta selecionar o que deseja, dar um clique duplo com o botão direito do mouse neles e usar a opção “Send to” escolhendo o pendrive ou o HD externo que receberá o backup.

    Reprodução

Pronto! Agora, tudo o que você precisa fazer é reinstalar o Windows e, então, copiar os seus arquivos de volta para ele, uma vez que o Linux não mudará o formato de partição utilizado pelo pendrive.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ